segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Objetivos e metas

A evolução contínua dos resultados na corrida de rua depende do plano de treinamento e da disciplina em cumpri-lo. No plano devem estar definidos os objetivos gerais (distância, tempo, melhoria da saúde, etc.) e as metas semanais que estabelecem os dias, horários, distâncias, tempo, intervalos, BPM a serem cumpridos. As metas são os meios para se chegar aos objetivos.

Uma avaliação realista é recomendada para equilibrar o seu grau de preparo físico e o resultado final. Muitos se frustram por não ter conseguido, mas na maioria das vezes não é por falta de dedicação e sim por ter definido números agressivos demais para um curto intervalo de tempo. Para quem trabalha ou estuda não é possível imaginar um ritmo de treinos de um atleta, por isso quebre em várias fases menores se as metas são ambiciosas. A visão clara dos dias e horários disponíveis é chave e se realmente quiser haverá de arrumar um espaço e assumir o compromisso consigo mesmo.

À medida que treinamos o registro do treino é vital, pois só podemos avaliar resultados com dados quantitativos e qualitativos. Bater as metas (e como as atingiu) é importante para nos motivarmos e irmos adiante com o treino. Reflita com seu treinador os pontos fortes / fracos e corrija os rumos se necessário.

Cumprindo-se aos objetivos iniciais planeje os próximos: aumentar a distância, melhorar o tempo, etc. e comece novamente com novas metas! Até!

Luis Cláudio