quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Corrida em São Paulo (Dezembro/2010: 05/12/2010): "10ª Corrida Shalom"

Evento organizado pela Corpore  na cidade de São Paulo.

Distâncias: 6K (Corrida), 3,7K (Caminhada) e corrida infantil.

Para informações adicionais acesse http://www.corpore.org.br/

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo
---------- Forwarded message ----------
From: Corpore <newsletter@corpore.org.br>
Date: 2010/11/9
Subject: 10ª Corrida Shalom
To: Luis Claudio Garcia Pinto <luiscgpinto@gmail.com>

--
Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Assista aos vídeos da chegada da Maratona de Nova Iorque 2010: Feminino e Masculino (ING 2010 New York Marathon - Winners)

Masculino: Gebre Gebremariam



Feminino: Edna Kiplagat

Corrida com os pés descalços ou barefoot running

A tecnologia para corrida tem evoluído muito nos últimos anos fortemente com relação aos calçados esportivos. Amortecimento de impacto, materiais mais leves, eficiência na transpiração e modelos específicos para cada tipo de pisada têm sido incorporados aos tênis. Contudo um movimento vem crescendo e ganhando popularidade (principalmente nos EUA): correr com os pés descalços ou barefoot em inglês.

Os defensores dessa tendência argumentam que como os pés, como parte do processo de evolução, são naturalmente preparados para correr e absorver o impacto do terreno, dispensando-se necessidade adicional de amortecimento. Defendem que quanto maior o amortecimento o efeito pode ser o contrário, ou seja, aumentar o risco de lesões, afinal deixa-se de treinar uma habilidade nata.

Nunca corri descalço e vejo que o assunto deve ser analisado com cuidado. Imagino que na rua ou na praia existem muitos riscos que podem levar a ferimentos: graves tais como: pedras, cacos de vidro, etc.. Os pés não são antiderrapantes e em um piso escorregadio não há como prevenir. A questão na qual os tênis protegem demais contra o impacto pode ser resolvida com produtos que tenham um menor nível de amortecimento. Um meio-termo são os calçados que revestem ao mínimo os pés e que pelo menos protegem do terreno. Antes de embarcar nessa tendência vale como sempre avaliar os ganhos, riscos e com seus objetivos. Até!

Luis Claudio
http://corridacommundo.blogspot.com