sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hoje é dia de Vamos Correr na ESPN Brasil

O programa Vamos Correr da ESPN Brasil é um dos poucos sobre corrida de rua na televisão brasileira. Tem 30 minutos e tem um conteúdo bem legal para nós corredores: personagens, calendário de corridas e treinamento.

Na semana passada foi mostrada uma reportagem especial sobre a Maratona de Paris e da Maratona do Deserto do Saara.

O Vamos Correr é exibido toda sexta-feira, às 21h30, na ESPN Brasil.

Maiores informações no endereço: http://espnbrasil.terra.com.br/vamoscorrer.

Luis Cláudio
Corrida.Com.Mundo

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ainda dá tempo de se inscrever na Maratona de São Paulo

Ainda dá tempo de se inscrever na Maratona Internacional de São Paulo que será no dia 02/05/2010.

Há opções para avançados, intermediários e novatos:
- Maratona: 42,195K
- Corrida: 25K
- Corrida:  10K
- Caminhada: 3K

Para inscrições clique no link abaixo:

http://www.yescom.com.br/maratonasp/2010/portugues/index.asp

Se for mande para mim o seu depoimento sobre a corrida! Boa sorte!

Luis Cláudio
Corrida.Com.Mundo

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Informações sobre glicose de milho no açaí

Segue e-mail enviado a um dos fabricantes de açaí:

-----------------------------------------------------------------------------------------
URGENTE: Informação sobre utilização de glicose de milho nos produtos Açaí Natural, Banana, Morango‏
From: Luis Claudio (luiscgpinto@gmail.com)
Sent: Saturday, April 03, 2010 12:12:09 PM
To: contato@frooty.com.br

Bom dia!

Na tabela nutricional do produto obtida no site da sua empresa identifiquei que há composição a glicose de milho em todas variedades de açaí (http://www.frooty.com.br/empresa-acai-tigela.html).

Açaí Natural
Ingredientes: Polpa de açaí, água, açúcar, glicose de milho, aroma de guaraná idêntico ao natural, estabilizante-carboximetilcelulose sódica (INS 466), goma guar (INS 412), acido cítrico (INS 330). Não contém glúten.

Segundo uma pesquisa recente, alimentos que contém glicose de milho podem ser tão ruins ao fígado quanto as bebidas alcoólicas. Segundo eles, o problema está no xarope de frutose de milho - mais conhecido no Brasil como glucose-, presente em bebidas açucaradas.

Foram avaliados 427 adultos com esteatose hepática não alcoólica - presença de gordura no fígado. O resultado mostrou que quem consumia produtos com glicose (por exemplo refrigerantes) diariamente tinha mais cicatrizes e fibroses no fígado.

Alimentos com frutose

Segundo a endocrinologista Rosina Erthal Villela, no Brasil os produtos não costumam vir com o nome frutose na composição, mas como glucose. "Essa substância está presente em alguns doces de leite, refrigerante e produtos industrializados em geral. É o pior açúcar. Por ser uma única molécula, faz o pâncreas produzir mais insulina, então, causa acúmulo de gordura abdominal", frisa a médica, que completa: "refrigerante não faz bem nenhum à saúde e deve ser evitado porque é um produto muito processado.

O médico hepatologista Raymundo Parana afirma que é comum encontrar o xarope de frutose em balas e em produtos industrializados, onde a concentração do ingrediente é muito grande. De acordo com ele, a frutose encontrada nas frutas dificilmente irá trazer danos à saúde.

Prevenção

Para evitar problemas com o fígado, o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Raymundo Parana, aconselha a prática de atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o sedentarismo.

Atenciosamente,

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------------

Até o momento não obtive resposta deste fabricante e da De Marchi (enviado através de formulário do site da empresa). Por precaução suspendi o consumo deste produto.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Aproveite o feriado para treinar!

Um feriado em uma quarta-feira não anima a fazer viagens muito longas e normalmente ficamos na cidade mesmo. Use o dia para colocar os treinos em dia ou fazer um treino especial. Atenção aos horários: os dias em Campinas e São Paulo estão muito secos e o índice de radiação UV está acima de 9 (Muito Alto). Prefira antes as 8 da manhã ou depois das 5 da tarde. Sempre com uso de protetor solar! A sua saúde agradece!

Bom feriado a todos!

Luis Cláudio

Eliete Malta é tetra-campeã da Corrida Mais Vida 3M Boldrini

A 5ª edição da Corrida Mais Vida 3M Boldrini no dia 18/04/2010 (no percurso de 6km) teve mais uma vitória de Eliete Malta com o tempo de 23:24 (pace médio 3:53/km).

Um resultado mais do que merecido!

Parabéns Eliete!!!

Algumas fotos da premiação:







A partir das 11:30 de hoje (20/04/2010) haverá uma matéria no TVB Notícias (afiliada do SBT em Campinas) sobre a corrida do Boldrini.

Que venha o penta em 2011!!!

Luis Cláudio
Corrida.Com.Mundo

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Novo recorde para a Maratona de Boston

Hoje (19/04/2010) foi realizada a edição de número 114 da Maratona de Boston. Uma corridas mais tradicionais do circuito mundial. 

No masculino foi estabelecido um novo recorde (incríveis 2:05:52) e o realizador deste feito foi Robert Kiprono Cheruiyot (Quênia). Domínio dos africanos na segunda e terceira colocação: Tekeste Kebede (2:07:23) e Deriba Merga (2:08:39), ambos da Etiópia.

No feminino a vitória foi de Teyba Erkesso da Etiópia com o tempo de 2:26:11. Tatyana Pushkareva (Rússia) fez em 2:26:14 e Salina Kosgei (Quênia) concluíuno tempo de 2:28:35.

Para maiores detalhes visite o site oficial da Maratona de Boston. (http://www.bostonmarathon.org/Default.asp). 


Parabéns aos vencedores e participantes!

Luis Cláudio

Caminhada para Corrida

Para uma longa jornada é importante que seja dado o primeiro passo. Então podemos dizer que o primeiro passo para tornar-se um corredor é a pratica da caminhada!


A caminhada é um excelente exercício para todas as idades e pode ser praticada em muitos lugares e horários. É uma alternativa para vencer o sedentarismo onipresente na vida cotidiana. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda caminhadas de 30 minutos diárias como forma de prevenir uma série de doenças, tais como ansiedade , depressão, diabetes, doenças cardíacas (Angina e Infarte) e dos Vasos Cerebrais (Derrames), gripe e hipertensão. Atenção: antes de iniciar qualquer atividade física devemos consultar um médico para avaliação e orientações específicas.

Um fator de motivação à prática é que pode ser feita em grupo. Com isso, além de nos exercitarmos e melhorarmos a saúde, trocamos idéias e batemos bons papos (talvez o esporte mais antigo do mundo!). Para um grupo ter sucesso defina os dias e horários para reunirem-se e caminhar. A SBC orienta que o ritmo da caminhada seja acelerado, para a melhora da função cardíaca e a conseqüente dilatação dos vasos sanguíneos, que permitem o melhor controle da pressão arterial. Por isso nada de moleza!

Com o tempo e a visível melhoria da saúde e condicionamento, muitos caminhantes são “levados” para a corrida, como se o corpo pedisse um algo a mais. Comigo foi assim…Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Mudança estação = Manter os hábitos

O outono chegou de fato nesta semana… Isso significa temperaturas mais amenas, ar mais seco e dias mais curtos que no verão. Este é o momento de mudar alguns aspectos do seu treinamento sem alterar os seus objetivos definidos com um profissional.

Neste período a disciplina é colocada a prova pois acordar cedo para treinar em um dia frio versus ficar na cama aquecido nos coloca em um dilema muito comum. Treinar conforme o planejado é fundamental para o sucesso do plano e é um compromisso que assumimos consigo mesmos. Uma dica: coloque o relógio para despertar uns 15 min mais cedo que o normal e o relógio bem distante da cama. Assim terá que se levantar para desligá-lo.

Os locais dos treinos devem considerar também a esteira pois tanto pela manhã ou ao final do dia as temperaturas estão mais baixas. Para muitos pode ser um desconforto e muitos acabam desistindo do dia do treino. A esteira, em local fechado, permite uma sensação térmica adequada contudo procure sempre alongar-se bastante e não exagere demais pois pode causar lesões. Se for treinar na rua, utilize roupas que ajudem no controle térmico. O ar seco aumenta as necessidades de hidratação pois boca, nariz e vias aéreas ficam mais vulneráveis. O consumo de líquidos (água ou isotônico) é essencial bem como usar protetor para os lábios.

Já dizia um filme “Algo precisa mudar para que tudo permaneça igual”. Pense nisso! Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Brasileiros: mais sedentários, mais doentes e menos saudáveis (Revista DJV Sports - 28ª Edição‏)

Nesta semana saiu o resultado da pesquisa PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) referente ao ano de 2008 sobre a saúde do brasileiro. Não foram resultados positivos pois estamos cada vez mais sedentários, mais doentes e menos saudáveis.

Alguns dados: cerca de 60 milhões de pessoas têm algum tipo de doença crônica e as três doenças com maior incidência foram: hipertensão (14%), problema na coluna ou nas costas (13,5%) e reumatismo (5,7%). O mais grave é que quase 4% tinham diabetes e na faixa com 35 anos ou mais de idade, este percentual era de 8,1%! O câncer também avança! Uma das causas destes resultados: apenas 28% da população faz algum tipo de atividade física pois a maioria prefere ver TV (40% da população).

Como combater isso? Simples: com atividade física e alimentação saudável, melhorando a qualidade de vida. Não existe solução mágica ou milagrosa para tal questão. Cuidar da saúde é única e exclusivamente nossa responsabilidade! A caminhada e a corrida podem ajudar em muito na prevenção e controle de doenças, sendo muito importante nas cardíacas. No meu caso utilizo a corrida para controle do colesterol, ao invés de usar remédios. Lembre-se que prevenir é muito mais barato com retorno de longo prazo. Qualquer um pode reverter um quadro desfavorável e ter uma vida mais saudável. Procure um profissional e comecemos a ter resultados das futuras PNAD melhores! Até!

Luis Cláudio

luiscgpinto@gmail.com 

Corridas de revezamento

Já ouvi que a corrida é um esporte estritamente individual e muitas vezes solitário, quando comparado a um esporte coletivo (por ex: futebol, basquete). Mas não é bem assim, pois existem as corridas de revezamento justamente para participar em grupos.

Nos revezamentos há um trabalho em equipe para a conquista do objetivo e para isso é necessário planejamento, estratégia e execução, onde cada um deve fazer a sua parte e o dar o seu melhor (motivação). As equipes podem ser mistas (sexo ou idade) basta o nível técnico ser equilibrado.

As corridas podem ser no “asfalto” ou “fora do asfalto”. No asfalto normalmente uma distância grande (21k, 42k ou até mais) é dividida em partes atribuídas individualmente. “Fora do asfalto” o percurso é composto por trilhas na terra, riachos, areia da praia, subidas, decidas, chuva e muito mato (haja resistência). Para quem gosta de adrenalina e contato com a natureza vale a experiência. Em ambas é fundamental a preparação, que começa nos treinos direcionados (meses de preparação) com orientação técnica e comprometimento da equipe (faça sol, chuva ou frio!). Também são importantes a alimentação e suplementação que são mais rigorosas que na corrida comum.

No revezamento a diversão e o resultado são da equipe e torna a sua conclusão muito emocionante! Nota: Esta coluna teve a contribuição de Eliete Malta (bi-campeã da meia maratona de Campinas). Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Sons da corrida

Uma presença constante nas corridas e treinos que faço (e de muitos companheiros de asfalto) é a música. É o meu elemento de concentração e forma que encontrei para ter foco naquele momento. Muito do meu desempenho nas provas está associado diretamente com o que ouvi no dia.

Antes da largada ajuda no aquecimento e a manter-me acordado, após ter levantado às 5 da manhã em um dia chuvoso como o de hoje (aliás corri a Abertura o Circuito Corpore – 10,5K). Na largada tenho que ouvir algo que me motive a ir a diante, de forma rápida e ao mesmo tempo sem atrapalhar quem está ao meu lado (hoje foram “ Life in Technicolor” e “42” as duas do Coldplay).

Na fase intermediária (de 25% a 75% do percurso) já bem aquecido é essencial manter o ritmo desejado com os recursos de reposição normais (água e carboidrato) e com uma batida perfeita (“ Viva la Vida” – Coldplay). Na fase final da corrida, a mais crítica, muitas vezes para ajudar o corpo a cruzar a linha de chegada é necessária uma arma secreta, no meu caso foi “I Gotta Feeling” da banda Black Eyed Peas.

Para mim música já era essencial antes da corrida, agora então nem se fale! Além disso é democrática pois cada um pode escolher o seu estilo para montar a sua lista (set list) no seu tocador de MP3.Mas muita atenção: se for correr na ruas fora de um evento esportivo ouça em volume que permita escutar um veículo, buzina ou mesmo alguém. Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Força emergente nas corridas de rua

O crescimento da corrida no Brasil é impressionante, contudo mais relevante ainda é o aumento da participação das mulheres! Rapidamente elas estão aumentando a presença neste esporte, inclusive já com corridas exclusivamente dedicadas a elas (Circuito Vênus, WRun). Aliás, graças a uma grande amiga minha é que me inscrevi na minha primeira corrida em 2008 (Nike 10k): Obrigado Valéria!

Elas buscam os mesmos objetivos como: melhorar a saúde, qualidade de vida, auto-estima e porque não, o prazer de correr e vencer! Lógico que também querem ficar mais belas e com um condicionamento físico melhor. Os equipamentos de corrida: tênis, shorts, bonés e camiseta devem ser adequados e os seios devem estar bem protegidos (usem tops para uma melhor conforto).

O treinamento deve levar em conta o biótipo pois a constituição corporal e hormonal é diferente do homem. Além disso, a mulher tem uma jornada diária mais intensa (trabalho e cuidar da casa) e muitas vezes falta tempo para treino, exigindo-se flexibilidade mas sempre há um jeito. Nesse caso para manter motivação deve-se estimular a prática em duplas ou grupo, onde cada um ajuda o outro.

As mulheres são mais detalhistas e cuidadosas, por isso buscam uma evolução contínua e de longo prazo, condizentes com a prática saudável. Espero que cada vez mais estejam conosco nas pistas e na vida! Feliz Dia Internacional da Mulher para vocês! Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

A primeira meia a gente nunca esquece!

Hoje, dia 07/03/2010, realizei um sonho como corredor! Depois de 2 anos corri a minha primeira meia maratona, que foi a Meia Maratona Internacional de São Paulo e o mais importante consegui chegar no final e bem! As informações até o momento são que fiz em 1:57:51 a distância de 21.097m (ritmo médio = 5:36min/km).

A primeira impressão é que é uma prova de resistência e concentração absoluta! Para efeito de comparação é duas vezes mais longa que uma de 10K. A estratégia foi treinar nas semanas anteriores em distâncias de 10 as 13k em um ritmo constante. No dia, alonguei bem, aqueci por 10 min (trote leve) e segui a estratégia a risca reduzindo-se o desgaste e optei largar mais atrás pois sou iniciante nessa categoria. Também desde sexta aumentei a ingestão de carboidratos (massas, arroz), tomei um café da manhã leve e usei gel de carboidratos uma hora antes, na metade da prova e ao final da prova (1g / kg de peso corporal). A hidratação foi equilibrada mantendo-se os sais necessários. Outro fator importante foi o tempo, que estava nublado e a temperatura média de 20º. C, o que são muito favoráveis a corrida.

Quais serão os próximos passos? Por enquanto é o meu limite em termos de distância e agora devo orientar o treinamento para as futuras provas, com a melhoria da performance (tempo) e resistência. Isso será a partir de amanhã pois hoje quero comemorar muito o que consegui! Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Novidade: Fila Night Run em Campinas

Um dos principais circuitos de corrida de rua terá uma etapa na região: a Fila Night Run será realizada em Campinas em 2010 (data prevista 22/08). É um circuito que já é realizado em São Paulo, Rio, BH, Brasília e Salvador (novata também). Em 2009 foram duas edições em cada uma das cidades por semestre. No site http://o2porminuto.uol.com.br/nightrun/  haverá maiores detalhes sobre o percurso e como se inscrever.

Nessa corrida há dois tipos de distância (5k e 10k) que permite a participação de um grupo amplo de corredores e níveis. Além disso, por ser noturna há uma série de atividades de lazer anteriores que funcionam como aquecimento. Em 2009 o kit incluía uma camiseta de manga comprida, quando o padrão nas demais corridas é a manga curta, que ajuda muito à noite ou nos dias mais amenos, mantendo-se um equilíbrio térmico durante a corrida.

Participei das duas edições em São Paulo sendo 5k (maio) e 10k (novembro). A primeira foi mais marcante por: ter ido junto com uma grande amiga (Patrícia); chovia muito e foi meu batismo nessa condição, ensopado total no final!; e no dia seguinte cedo faria uma outra corrida de 10k, que para mim foi um desafio e a prova de resistência. Até hoje olho a medalha com orgulho!

A inclusão de Campinas no circuito Fila mostra a importância da corrida de rua como atividade esportiva na região, atraindo novos eventos desse porte. É mais que merecido! Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Variar para... ganhar!

Nos treinos de corrida um aspecto importante é ter o plano de treinamento em conjunto com variações nos percursos. A tendência é fazer sempre os mesmos pois pensamos que assim podemos melhorar a performance . Isso pode acontecer sim, mas somente para esse e não para os demais que irá correr na sua trajetória. Variar é preciso!

Subidas: Ter no circuito um trecho com subidas ajudará muito nos resultados, principalmente o ganho de eficiência na corrida, em termos de batimentos cardíacos, pressão arterial, consumo de oxigênio e fadiga muscular. Também por exigir mais da musculatura das pernas, contribui para seu fortalecimento e reduzindo-se os riscos de lesões.

Se não é possível treinar na rua, procure uma esteira que tenha um controle de inclinação. Também há a motivação, pois vencer um longo trecho em subida em uma corrida “não tem preço”.

Asfalto: Corridas urbanas são feitas na sua maioria no asfalto e se quiser participar delas é necessário acostumar-se para evitar lesões. Em um dia quente, o asfalto esquenta bastante e a sensação é que o dia está mais quente ainda, exigindo-se mais hidratação. Com relação a estratégia de corrida, aumenta-se o senso espacial e a postura corporal fundamentais para terminar bem.

É importante discutir com o profissional a variação conforme seus objetivos, para que sempre haja um desafio no treino e não fique chato. Somos movidos por desafios! Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Qual a relação entre corrida e Carnaval?

Já dizia o samba da Mangueira “É carnaval, é a doce ilusão, é promessa de vida no meu coração”. Aí vem uma questão: qual a relação entre corrida e Carnaval?

Para quem vai aproveitar a festa nos blocos ou vendo os desfiles ao vivo, podemos dizer que é quase uma “maratona” pois são eventos longos, que requerem muita energia e disposição para concluí-los. Alguns ficam no meio do caminho mas a maioria consegue chegar à linha de chegada com alegria! Como toda corrida, lembre-se do descanso na Quarta-Feira de Cinzas e já nos dias seguintes retome seus treinos para compensar a “maratona” da folia.

Se você vai viajar para um lugar mais tranqüilo ou mesmo ficar em casa, tente utilizar parte destes dias para correr e não perder o ritmo de treinamento. Como os dias estão muito quentes se for correr na rua, o melhor é treinar bem cedo (antes das 8 da manhã) ou ao entardecer (depois das 6 da tarde) dentro do que foi definido na planilha de treinamento. A esteira é uma alternativa para treino em outros horários. Caso esteja na praia lembre-se de correr com um tênis adequado (nunca descalço para evitar contaminação ou ferimentos nos pés) e atenção que o treino é mais intenso na areia exigindo-se mais dos joelhos. Tenha certeza que vai estar muito bem ao final dos dias de folia.

A relação entre corrida e Carnaval é que ambos reúnem alegria e paixão de quem os pratica os vive!. Divirtam-se! Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

A distância ideal

Um assunto recorrente quando falo sobre corrida é sobre a “distância ideal” para a prática e competições. Para defini-la é necessário conhecer os tipos mais comuns que são organizados mundo afora para corredores não-profissionais.

Curta distância (5K) – Corrida rápida que para um iniciante é o passo ideal, pois são corridas que com algum preparo são feitas em meia-hora. Por isso atraem muita gente quando são realizadas.

Média distância (10K) – é o tipo de corrida mais comum e a demanda é mais bem distribuída nos vários eventos realizados. Para essa é necessário um grau de preparação médio porque o tempo de corrida varia de 40’a 60’ e os percursos têm maior complexidade com retas, aclives e declives.

Longa distância (meia maratona - 21,1K / maratona - 42K) – são as estrelas do mundo da corrida e participar é como prêmio para corredor. Mas requerem um plano de treinamento seguido com disciplina além do preparo físico e mental estar no máximo. As corridas mais importantes do mundo são maratonas (Nova York, Londres, Berlin e Chicago).

Ultra longa distância (acima de 50K) – são provas de resistência e que exigem quase que uma dedicação total do atleta. O treinamento é intenso e é para poucos. Este tipo de prova está em ascensão e já há muitos eventos do Brasil.

Conclusão: a distância ideal depende de sua condição, dos seus objetivos e da sua motivação em vencer os limites. Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Correndo em grupos

A corrida de rua é um esporte individual porém pode ser praticada em grupos. Os clubes de corrida/assessorias esportivas são grupos organizados e que oferecem uma estrutura para o corredor tanto técnica, física e de saúde. Para fazer parte cobra-se uma mensalidade e oferecem alguns serviços como:

Planilha de treinamento – definida conforme objetivos e condição física resultará num plano com treinos diários, modalidades (treinos longos, intervalados, resistência, etc.) e as metas por modalidade (tempo, bpm, etc.). O acompanhamento da evolução é feito sempre ao final dos treinos observando-se os resultados do dia com o esperado.

Agenda de Treinos / Locais – os locais para treino são definidos previamente e são um ponto de encontro do grupo. Aproveite para fazer amigos, procurar parceiros com objetivos comuns para treinar e trocar informações e experiências. Cuidado para não conversar muito durante o treino, pois tira a concentração.

Suporte na participação nas competições – muitos clubes também organizam corridas além de divulgar eventos (regionais e nacionais). O suporte vai desde a orientação sobre o evento, logística (transporte e hospedagem) e retirada dos kits anteriores ao dia da prova. No dia do evento montam tendas onde oferecem alimentos e bebidas esportivas; guarda-volumes, alongamento pré e pós-corrida.

Para saber qual é o clube mais próximo entre em contato conosco. Até!

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

Calendário de corridas?

Para os praticantes de corrida uma dúvida freqüente é onde obter um calendário para ajudar na pesquisa e escolha das mesmas. Particularmente senti esta dificuldade no início, pois não existe uma divulgação tão ampla nas mídias tradicionais (jornais, TV, rádio). As revistas de corrida contêm um calendário mas normalmente com um horizonte de tempo mais limitado e conforme as edições. A Internet é onde se encontra a grande fonte de informações em vários sites: esportivos, das revistas ou aqueles dedicados à corrida. Outra fonte são os clubes de corredores que dedicam-se a divulgar os seus próprios eventos (ex: Corpore, Corpa, CUCA, etc.).

Seguem algumas fontes que podem ajudar na sua pesquisa:
1) Ativo.Com (http://www.ativo.com.br/ ) - permite fazer uma pesquisa por modalidade, estado, cidade, distância. Para a maioria, permite fazer a inscrição on-line (a Corrida Integração de 2009 utilizou o Ativo.Com para as inscrições).

2) Revista O2 (http://o2porminuto.uol.com.br/ )- o calendário faz parte do amplo conteúdo do site da revista. Há consultas por local (nacional ou internacional), distância, mês e ano. Tem link para os sites de inscrição dos eventos.

3) WebRun (http://www.webrun.com.br/ ) - a partir do link Calendário já são apresentadas a lista completa. Se quiser pode restringir por data, esporte, local e distância (de / até).

Com estas fontes que tal definir a data da sua próxima corrida? Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Seleção de Corridas em Campinas - 2010

O tema Calendário já foi abordado em edição anterior e mencionei onde buscar as informações sobre os eventos. Na coluna desta edição apresento uma seleção de corridas disponíveis na região de Campinas.

Março - 14ª Corrida da Lua – corrida noturna que será em 06/03 e com opções nas distâncias de 10 Km (corredores), 6km (corredores) e 6 Km (caminhantes). Ideal para iniciantes (6k) ou mais avançados (10k). O clima mais ameno à noite ajuda no desempenho. Não se esqueça dos cuidados ao correr neste horário. Não irei participar pois tenho corrida no dia seguinte. (http://www.ativo.com/Eventos/MostraEvento.aspx?idEvento=2738)

Julho – 13ª Meia Maratona de Campinas - São 21,1 km de percurso (em 2009 teve caminhada também). A meia é uma corrida que exige bastante e requer uma preparação específica, mas que compensa ao final. Espero participar desde que consiga vencer a minha primeira meia em março. Data do evento a ser confirmada (www.tvb.com.br/eventos)

Setembro - 27ª Corrida da Integração – prova mais tradicional da região e atrai uma multidão de corredores (cerca de sete mil)! É uma corrida de 10K com dificuldade média e em setembro o calor já é bem forte (hidrate-se). Para uma largada sem sufoco prefira o espaço Premium e a data prevista é 26/09/10 (http://www.eptv.com/ ). Foi uma das melhores corridas que fiz em 2009.

Se você participar de alguma conte para mim como foi e divulgarei aqui! Até!

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

São Silvestre: Corrida ou Evento?

Dia 31/12 normalmente é dia da corrida São Silvestre e os holofotes estão voltados para ela! Respeito a tradição da corrida mas discordo dos rumos que a mesma tomou nos últimos anos. Surge uma questão: é corrida ou é um evento?

O horário é inadequado (4h da tarde) pois faz muito calor e umidade relativa do ar é elevada, por ser um dia de verão. Estas condições exigem muito mais do nosso corpo e nos desgastamos mais do que numa corrida no início da manhã ou à noite. Também é necessária uma atenção especial com a alimentação, hidratação constante e reposição dos sais ao longo do percurso, evitando-se colocar a saúde em risco e um trabalho de preparação ao longo do ano. A conclusão é que atende somente aos interesses das redes de televisão.

O número de inscritos impressiona (21 mil) mas muitos comparecem e não concluem pois estão mais interessados em aparecer nas câmeras, levando as suas faixas ou fantasias, concorrendo com quem está lá para correr e concluir. Para um percurso como esse (15k) com subidas e descidas constantes temos que estar com roupas leves e adequadas mas a organização não considera este aspecto. Poderia também haver uma separação melhor entre os grupos por ritmo como feito em outras corridas.

Com mais pessoas correndo e desejando participar, estas questões terão que ser analisadas para que a São Silvestre volte ao seu lugar merecido nas corridas de rua do mundo.

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

Resoluções de Ano Novo

Chegamos o final de mais um ano e normalmente fazemos o balanço do ano que passou e definimos os objetivos para o ano seguinte. Um desafio: que tal incluir a corrida como um deles?

Em janeiro após as festas pode-se já consultar um profissional especializado para definir seu plano de treinamento baseado nos seus objetivos. Em paralelo providenciar o kit corrida (ver as colunas passadas). Ao final do mês estará pronto para as primeiras passadas! Aproveite o verão para seguir o plano com disciplina pois os dias são perfeitos para nos motivarmos e a prática pode ser tanto na manhã ou no final do dia. Ao final de março você estará com ritmo bem legal!

No outono, com dias mais amenos, irá perceber que a performance já será superior: talvez esteja fazendo um tempo menor ou em uma distância maior. Não importa, certamente estará correndo com mais prazer e sentido-se mais confiante. O inverno é o período mais crítico pois os dias mais frios e curtos não são os maiores aliados da corrida. O ideal é manter a disciplina correndo em grupo para manter a motivação. Quando menos perceber chega-se na primavera e estará em um outro patamar comparado ao início. Neste momento que tal inscrever-se em uma corrida e dividir com o mundo a alegria com os companheiros? Quando passar por este marco verá que cumpriu uma das suas promessas de Ano Novo e para o ano seguinte irá buscar novos horizontes! Até!

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

Equipamentos para trabalho: Parte 2

Além do tênis + camiseta + short, outros "equipamentos" ajudam muito na performance e conforto na corrida. Destaco três: monitor de frequencia cardíaca, boné e dispositivos de hidratação.

O monitor compõe-se de relógio + transmissor (que é colocado no peito) e serve para medir a frequencia cardíaca e tempo. Estas variáveis são importantes pois o plano de treinamento define a frequencia a ser seguida e o tempo que deve estar na mesma, respeitando-se os limites e otimizando a performance. Não correr com com um monitor é como dirigir um veículo sem o painel de velocidade. Funções mais avançadas podem incluir contador de calorias, velocidade, GPS e transferência de dados para um computador.

O boné para corrida pode ter múltiplas funções: durante o dia protege a cabeça e rosto dos raios solares e à noite pode ajudar na reflexão da luz (cores claras). Também pode ajudar na absorção do suor e evaporação, minimizando a entrada nos olhos. Para repor o suor devemos nos hidratar durante o treino (nas corridas há postos de hidratação). Um dispositivo de hidratação pemite levar água ou isotônico para ser ingerido no treino e é acoplado na cintura. Os mais simples contém uma garrafa (200 a 300 ml) e os mais avançados de 2 a 4 com volumes menores. Hidratar-se com moderação é fundamental nos treinos. Um kit corrida permite uma prática mais agradável e aumentando a vontade de correr mais! Até!

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

Equipamentos de trabalho

A corrida requer como "equipamentos" básicos: tênis, camiseta e short. Comparada a outros esportes parece pouca coisa mas a escolha acertada faz toda a diferença na hora "C".

O tênis deve ser adequado ao seu tipo de pisada (que pode ser neutra, pronada e supinada) para maximizar a performance e o conforto, além de evitar lesões ou dores musculares. A avaliação do tipo de pisada é feita com profissional especializado. Após a compra não o use imediatamente em uma corrida ou treino, utilize-o por um tempo até que esteja adpatado aos pés. O tênis tem vida útil e também precisa de "descanso" (cerca de 24 horas). As revistas Runner's World e O2 fazem avaliações dos vários modelos e marcas disponíveis.

Já a camiseta e short necessitam garantir o conforto térmico e também como vestuário. Devem facilitar a transpiração e evaporação pois uma camiseta molhada pode ser um incômodo grande e tirar o foco da corrida. Procure roupas do seu tamanho e sempre experimente antes de comprar. Cores escuras como o preto não combinam com corridas durante o dia e sol forte. O short não pode ser apertado pois atrapalhar o movimento, a não ser que seja de tecido mais elástico. Cuidado com muitos bolsos pois na corrida menos peso = mais performance. Vale também a mesma dica do tênis sobre adaptação.

Na próxima coluna continuamos com os opcionais (frequencímetro, boné, dispositivos de hidratação, etc). Até!

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

Treinar aonde?

Na coluna anterior falei da importância da avaliação física e da alimentação para a corrida. Hoje o tema é onde praticar. A prática pode ser tanto ao ar livre ou em uma esteira. Ao ar livre pode ser em um parque, praça, ruas ou avenidas ou em trilhas em áreas rurais. Neste tipo de percurso, normalmente o corpo é mais exigido, contudo os resultados também são mais eficientes em termos de gasto calórico e performance. Já a esteira (quando é boa) exige menos do corpo, principalmente dos joelhos, e permite o controle da velocidade, ritmo, simulação de subidas e não depende do clima (por isso não há desculpa para não treinar!).

Para um iniciante, o melhor é a esteira para adaptação e auto-confiança. Quando já estiver com ritmo e preparo físico, pode-se alternar com treinos ao ar livre. Recomendo um parque que tenha um circuito definido, com uma distância conhecida e perto de casa. Se for para a rua, escolha locais com pouco tráfego para evitar os carros, use a calçada e sem MP3 player, pois você pode não ouvir um veículo se aproximando ou uma sinalização sonora. Nas trilhas procure conhecer antes, caminhando no trecho pretendido para identificar locais de risco, se existe infra-estrutura para atendimento (caso seja necessário) e vá sempre em grupos.

O melhor local é aquele que se adapta aos objetivos definidos e ao mesmo tempo acessível para você. Proxima semana: roupas e tênis. Até!

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

Correr é preciso!

Correr é preciso! Iniciar uma atividade física é sempre um desafio pois requer uma mudança na rotina para podermos praticá-la. A corrida com poucas mudanças de hábito permite iniciar a prática rapidamente.

Antes de tudo é necessária uma avaliação física com orientação profissional. Conhecer (e reconhecer!) os nossos limites através de teste ergométrico é fundamental para a prática saudável e contínua, além de melhorar a performance e evitar lesões. Continuidade é a palavra-chave da corrida pois os resultados consistentes são obtidos no longo prazo. Com a avaliação física pode-se definir um plano de treinamento com os dias, horários e tipos (intervalado, longo, tiro, etc.). Os dias são de acordo com a conveniência e disponibilidade que temos. Caso prefira correr pela manhã pense em acordar cedo, treinar e ter tempo suficiente para ir para o trabalho. Para um treino noturno, o que pesa bastante é a segurança do local (prefira estar em grupos) e visibilidade mais baixa (use roupas refletoras).

A alimentação é outro eixo importante pois precisamos de energia para correr, por isso consulte um nutricionista para elaborar uma dieta específica para a corrida. Se seu objetivo é perder peso é necessário equilibrar as calorias e os tipos de alimento (carbohidratos, proteínas, gorduras).

Na próxima semana irei abordar os locais para prática, roupas e equipamentos utilizados. Até mais!


Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

A primeira Corrida.Com.Mundo

Olá, sou o Luis e sou praticante de corrida de rua há 2 anos. Conheci a revista DVJ Sports através do Marcelo Nannini e do Diego Vivan. A conexão foi imediata! A corrida de rua é um esporte crescente e já é um dos mais praticados no Brasil (quase 4.5 milhões de pessoas pela revista Runner's World). As motivações são diversas: melhorar a saúde, qualidade de vida e bem-estar. Passados quase 2 anos de prática regular, vejo que a corrida não só atendeu aos objetivos e também melhorou outros aspectos e valores pessoais.

Disciplina para no dia do evento (sempre um domingo!) acordar cedo com sol, chuva ou frio. Disciplina para treinar conforme planilha definida por profissional especializado. Planejar como será a alimentaçao e na véspera cumprir um ritual de organizar tudo (chip, número de peito, etc.), além de estudar o percurso e qual será a estratégia para vencê-lo. Definir objetivos e correr atrás dos mesmos: começei fazendo 10K em mais de 1 hora e hoje já em 49 min. Comprometimento consigo mesmo para treinar regularmente e espantar a preguiça. Explosão de alegria e adrenalina na largada e catarse coletiva na chegada: gritos, abraços, lágrimas por ter conseguido e colocar a medalha no peito!

Vou dedicar esta coluna ao corredor ou aquele que busca mais informações para iniciar esta prática. Abordarei o treinamento, locais para treino, corridas interessantes e outros temas. Abraço!

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

Nike Human Race - 2009 - Momentos


Foi uma corrida muito especial! Espero que em 2010 possa participar!

Abraço!

Luis

Ampliando os horizontes!

Caro leitor,

Não só nas corridas devemos buscar novos objetivos! A idéia do blog é ampliar o contato que temos semanalmente na revista DJV Sports com este novo canal. Além das colunas escritas será um espaço com um conteúdo dedicado aos praticantes (e futuros!) sobre corrida e qualidade de vida!

Grande abraço e conto com vocês!

Luis Cláudio