segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Novidade: Ciclofaixa em Campinas

A prática esportiva não resume-se apenas a corrida de rua e para uma melhor qualidade de vida qualquer iniciativa ou movimento que incentive-a deve ser comemorado. Em Campinas neste final de semana foram iniciadas as operações da ciclofaixa.

O que é isso? É um espaço dedicado aos ciclistas com o objetivo de lazer e não de competição, onde uma faixa de rolamento de avenidas ou ruas são segregadas das demais faixas através de pintura no solo e com a utilização de cones para uma identificação mais clara. Além disso a velocidade nas vias é reduzida, o tráfego em algumas ruas é alterado e mesmo há bloqueios para a realização de conversões. Tudo isso é preparado para funcionar entre 07:00 e 13:00 aos domingos e conta com uma estrutura de suporte montada para viabilizar todo o processo. Para maiores informações acesse http://bit.ly/gw3OIt

Este modelo de ciclofaixa vem operando em São Paulo há um ano e meio e é um sucesso de público pois nas cidades existe uma demanda reprimida e uma carência enorme de espaços dedicados aos ciclistas. Todos os domingos entre 7:00 e 14:00 está disponível para utilização e neste final de semana foi inaugurada uma extensão na qual permitiu a ligação dos parques do Ibirapuera, do Povo e Vila Lobos no total de 30 km (ida e volta).

Podem dizer que ainda é pouco mas creio que é uma evolução muito importante para os ciclistas e no longo prazo outras vitórias virão. Até!

Luis Cláudio