segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Durma mais, corra melhor

Os corredores que querem o seu melhor desempenho tendem a ignorar um aspecto chave do treinamento: o sono. Os atletas dedicam muita atenção aos exercícios e nutrição mas se esquecem do terceiro pilar do processo, ou seja, para um desempenho ao máximo é necessário dormir bem. Já deixei de participar de corridas por insônia e é realmente muito frustrante!

Se você fica se revirando na cama na noite anterior a corrida não afetará o resultado no dia seguinte. Mas se tiver um sono irregular continuamente isso pode adicionar um tempo adicional na prova ou treino. Estudos associam a privação do sono com recuperação muscular insuficiente , redução da resistência aeróbica e percepção exagerada da fadiga. 

A maioria dos adultos têm melhor resultado dormindo oito horas mas para àqueles que treinam intensamente, um tempo adicional pode representar um benefício extra. Para determinar quanto tempo de sono necessita avalie os seus níveis de energia diários, ou seja, o tempo que dorme deve te deixar disposto durante o dia todo. Se necessário procure um profissional especializado.

Atitudes simples podem ajudar muito: vá para a cama no mesmo horário (sete dias por semana); priorize o sono (atenção a Internet ou TV até tarde); o quarto deve ser um ambiente que estimule dormir; evite cafeína e energéticos; não corra muito tarde da noite pois pode causar insônia. Tenha um ótimo sono e ótimas corridas! Até!

Nenhum comentário: