segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Hora do lanche: Parte 1

Uma pergunta freqüente que recebo dos leitores é sobre alimentação principalmente sobre a proporção de carboidratos, proteínas e gorduras a serem consumidos para a corrida. O que consumo na minha alimentação é o seguinte (para você o ideal é que seja consultado um nutricionista):

Proteínas: fonte de aminoácidos que são compostos que ajudam a reparar os músculos e reforçar a imunização. Prefiro fontes que contenham pouca gordura saturada, tais como peixes (salmão ou atum); soja ou derivados (leite de soja ou tofu); derivados do leite (iogurte ou queijos com baixo teor de lactose); ovos (de preferência às claras); feijão, grão de bico ou lentilhas. Fui orientado a consumir 60 a 90g de proteína por dia.

Grãos e amidos: são alimentos com carboidratos para repor os estoques de glicogênio. As principais fontes são os grãos integrais ricos em fibras (arroz integral, quinua/quinoa, aveia); massas de trigo integral ou pão integral. Os amidos podem ser obtidos dos tubérculos como batata ou batata-doce. Devo consumir até 6 porções/dia (ex: uma tigela com aveia ou uma fatia de pão integral).

Vegetais: Indispensáveis como fonte de vitaminas, antioxidantes e minerais para reparação dos músculos e metabolismo de energia. No meu almoço não podem faltar: cenouras, tomates, folhas verde-escuras (rúcula, agrião, brócolis) dentre outros. Na próxima coluna falarei das frutas e gorduras saudáveis. Até!

Luis Cláudio

Nenhum comentário: