segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Hora do lanche: Parte 2

Esta coluna é seqüência à da semana passada sobre as dúvidas sobre alimentação que recebo dos leitores onde abordei as proteínas, grãos, amidos e vegetais.

Frutas: as frutas fornecem os carboidratos construtores de glicogênio e também contém antioxidantes, vitaminas e potássio, que são necessários para um alto desempenho de corrida e um equilíbrio saudável dos líquidos no organismo. As frutas coloridas concentram grande parte dos nutrientes necessários, dentre as quais morango, melão, uva, maçã, laranja e banana. Coma com a casca se possível (exceto a banana) para obter as fibras e nutrientes adicionais. Para mim foi recomendado a ingestão de ao menos três porções diárias de frutas.

Gorduras saudáveis: As gorduras são alimentos controversos pois estão associadas com doenças, principalmente as cardíacas. Porém há gorduras saudáveis para o coração que ocorrem naturalmente nos peixes, nozes e castanhas, além dos óleos para cozinhar (tais como azeite de oliva e óleo de canola) que oferecem nutrientes que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e ajudam a minimizar a inflamação dos músculos. Adicione generosamente o azeite de oliva sobre os vegetais ou espalhe as nozes sobre o cereal matinal, as massas e peixe grelhado. O bom das gorduras saudáveis é que podem ser consumidas nas refeições diárias sem culpa. 

Avalie com seu nutricionista o plano mais adequado e delicioso. Até!

Luis Cláudio
http://corridacomnundo.blogspot.com

Nenhum comentário: