segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tipos de treino de corrida

O treino é essencial para qualquer corredor seja iniciante, avançado, amador ou profissional. Faz parte do autoconhecimento necessário para o resultado desejado. Não existe uma modalidade de treino e sim várias:

Treino Leve (“Easy”): treino com baixa intensidade e é indicado para recuperação após uma corrida mais forte. Longo (“Long”): você irá correr a sua meta de distância (5K, 10K, etc.) no tempo planejado para tal. É importante para simular a situação de uma corrida e complementar a preparação. Colina (“Hill”): o percurso contém subidas e descidas. Prefira percursos em ambientes externos para ter a noção adequada da intensidade e ritmo para completá-los. Muita gente abandona uma corrida por falta de preparo em nesse cenário.

Tempo (“Tempo”): baseado no ritmo de corrida para 10K adicione de 5 a 15 segundos por km. Intervalado (“Interval”): reduza de 3 a 10 segundos/km do seu ritmo de corrida para 5K. Fartlek (“Fartlek”): exercício de intensidade e velocidade que trabalhar tanto os sistemas aeróbios e anaeróbios. Neste treino a velocidade varia bastante dentro da corrida (aquecimento, corrida forte constante, recuperação, sprints curtos, subida em velocidade de colina e ritmo rápido ao final).

Uma característica importante é que sejam aplicadas modalidades diversas em um plano de treinamento para que não seja monótono e que permita sua evolução continua conforme os objetivos. Até!

Luis Cláudio

Nenhum comentário: