segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tipos de pista de corrida

Correr sobre asfalto causa lesões? Ainda que é fácil pensar que uma superfície dura é mais lesiva que uma branda, se utilizamos o tênis adequado e há um alongamento adequado bem como as outras medidas de recuperação, o asfalto não será o responsável direto de uma eventual lesão. Na lista a seguir apresento alguns tipos de piso disponíveis para corrida e seus pros e contras.

Grama – Superfície ideal a não ser que existam poças d’água ocultas. É um piso no qual se permite correr descalço sem alterar o tempo ou ritmo. Quem tem fascite plantar deve evitar pois as segundo estudo as superfícies brandas aumentam a pronação. 

Asfalto – Por ser a superfície sobre a qual se realizam a maior parte das corridas é necessário adaptar-se ao impacto do corpo sobre ele. Se for propenso a lesões, não faça muitas sessões sobre o mesmo. Para quem tem problemas no tensão de Aquiles será melhor correr sobre este piso mais duro pois está articulação será exigida com menor recorrência.

Pista de atletismo – Tem as distâncias bem definidas e permite praticar mesmo com pouca luz natural e condições adversas pois são iluminadas e também contam com vestiários. Os contras são a monotonia e o fato dos trechos em curva forçarem a tíbia. O ideal é percorrer os trechos externos e se não estiver muito cheio mudar o sentido de direção.

Concluo que o ideal é variar do piso para um desempenho melhor na corrida. Até!

Luis Cláudio

Nenhum comentário: