segunda-feira, 3 de maio de 2010

Alimentos saudáveis?

Uma alimentação balanceada e saudável é importante tanto para a saúde como para a prática esportiva. O profissional mais preparado nos ajudar é o nutricionista, que irá elaborar a dieta De posse da lista dos alimentos da dieta, eis uma dúvida: como obter alimentos realmente saudáveis?

O consumo de frutas, legumes, cereais e vegetais certamente estará na lista do nutricionista e há um grande conflito nesse caso. A produção em alta escala é baseada na utilização de defensivos e transgênicos, que não são identificados visualmente ou no paladar. Por isso prefira consumir produtos de origem orgânica ou de pequenos produtores de sua região onde seja possível fazer uma visita no local. Apesar dos preços serem maiores, os produtos são mais saborosos e preservam a nossa saúde no longo prazo.

Outro cuidado importante é com alimentos com apelo “natural” como o açaí. Tinha o hábito de consumir muito açaí, mas recentemente descobri o mesmo continha glicose de milho. Segundo uma pesquisa, mostrou-se que consumido continuamente pode ser tão ruim ao fígado quanto às bebidas alcoólicas. Por esse motivo enviei reclamação aos fabricantes, contudo não obtive resposta e suspendi o consumo.

A resposta a pergunta inicial implica sermos mais criteriosos e verificar sempre a procedência e informações disponíveis no rótulo. Na dúvida não corra riscos! Até!

Acesse também http://corridacommundo.blogspot.com/.

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: