segunda-feira, 24 de maio de 2010

Como medir a distância?

Na corrida duas medições são importantes: tempo e distância. Servem para avaliar a evolução do desempenho do corredor. Da razão entre elas calculamos a velocidade (distância por tempo – ex: km/h) e o ritmo (tempo por distância – ex: minutos/km).

A distância pode ser obtida através de vários recursos. O GPS fornece uma mediação do percurso em ambientes externos. Existem dois tipos de GPS para corrida: integrado ou separado ao relógio/medidor de freqüência cardíaca, com a medição de distância, velocidade, altura e ritmo durante a corrida. O pedômetro é um dispositivo é instalado em um dos pés (parte superior) que conta as passadas e a partir do tamanho da passada calcula-se a distância percorrida. Para quem corre em esteira também há sempre medição da distância (durante e ao final).

Outro recurso é criar o seu percurso em um site especializado, como o http://www.webrun.com.br. Após um cadastro, você desenha a sua rota tendo como base o Google Maps e consegue calcular a distância aproximada. Uma dica é usar o maior nível de zoom possível e usar a opção Satélite para ter uma visão mais real. O legal é que não se restringe somente as ruas, mas a praticamente qualquer local onde seja possível correr.

Procure registrar os dados sempre que treinar para manter o histórico e ajustar o plano de treinamento se necessário. Acesse também http://corridacommundo.blogspot.com/ e veja o calendário. Até!
Luis Cláudio

Nenhum comentário: