segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Sol nasce para todos!

A corrida nos proporciona muitos benefícios para a saúde e para nós mesmos. Um fato porém não pode ser ignorado quando corremos em áreas externas: o Sol. Uma proteção adequada é essencial para não causarmos problemas na pele.

Antes de tudo: treinar ou participar de uma corrida, em um dia ensolarado é fantástico e ajuda a compor a paisagem. A exposição aos raios solares com proteção permite a nossa pele receber a quantidade de raios UV necessária para a produção de vitamina D, que é muito importante ao nosso organismo. Um dermatologista nos ajuda a identificar qual é o protetor solar a ser usado nas práticas esportivas pois estamos expostos a condições especiais, principalmente no que se refere ao suor. O protetor solar tem que ser resistente ao mesmo e manter-se na pele porque uma situação muito comum é transpirarmos e o produto cair nos olhos causando irritação e desconforto, por isso sempre procure utilizar um boné específico ou viseira para evitar que isso aconteça.

O protetor deve ser aplicado em todas as partes expostas do corpo de forma uniforme com atenção especial a parte anterior do pescoço e orelhas. Uma exposição sem cuidados com a pele pode causar queimaduras, irritações no curto prazo. No médio e longo prazo surgem manchas permanentes cuja remoção dependerá de recursos mais avançados para correção e em casos extremos até levar a conseqüências mais graves como câncer de pele. Cuidar da pele é preservar a sua saúde também. Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: