segunda-feira, 5 de julho de 2010

Clima x Corrida

As condições climáticas têm uma influência grande na prática esportiva. Temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, etc. podem ajudar ou comprometer o resultado de seu treino ou corrida tão esperados O corpo humano tenta se adaptar em determinadas situações mas devemos ajudar neste processo.

O inverno é o período mais seco do ano e a tendência é que a umidade relativa do ar fique abaixo do nível de conforto determinado pela Organização Mundial da Saúde (60%). Os efeitos diretos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos, além de problemas respiratórios. A atividade física deve ser restrita a determinados horários ou até não é recomendada no caso de estado de emergência conforme artigo do CEPAGRI (http://www.cpa.unicamp.br/artigos-especiais/umidade-do-ar-saude-no-inverno.html).

A hidratação é muito importante antes, durante e após a corrida mesmo que nos horários recomendados. Ao contrário de uma corrida onde existem postos de hidratação disponíveis, vejo muita gente treinando sem levar um cinto de hidratação ou garrafa d’água. Isso é nocivo a sua saúde! O resultado é que ao invés de se sentir bem com a prática ocorrerá justamente o efeito contrário, ou seja, sensação de fadiga e cansaço. Procure ao menos verificar se existem bebedouros confiáveis no local que costuma treinar. Com cuidados simples é possível manter o ritmo de treinos sem prejuízo a saúde. Até!

Luis Cláudio

Nenhum comentário: