segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Impacto da respiração na corrida

A preparação para corrida de rua é composta pelos treinamentos periódicos, exercícios de musculação, alimentação adequada e dos equipamentos utilizados. Certamente é devida a atenção a cada um destes, porém gostaria de acrescentar mais um item na lista: o controle da respiração (ou ventilação pulmonar).

O processo de respiração consiste em levar oxigênio (O2) que é necessário as células, onde processo de metabolismo ocorre. Como resultado são produzidos: água (H2O); dióxido de carbono (CO2), que é eliminado para o meio ambiente também pela própria respiração; e a energia que abastece nosso corpo e nos permite realizar atividades físicas. Como a energia é um recurso estratégico, escasso e muitas vezes limitado, a sua gestão na medida certa fará toda a diferença nas corridas, principalmente nas mais longas ou nas de resistência. No longo prazo, a gestão ajuda na busca de novos objetivos em termos de distância ou melhoria do ritmo.

Procure avaliar com o profissional que orienta os seus treinos o estado de sua respiração (cada caso é um caso). Depois discutam como melhorar a eficiência desta através de exercícios específicos (inclusive com a prática de ioga) ou no próprio treino de corrida, por exemplo, em situações onde há maior demanda por energia ou como utilizar o estritamente necessário para manter o ritmo desejado. Respirar melhor te ajudará a conseguir uma ótima chegada! Até!

Luis Cláudio

Nenhum comentário: