segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Tempo seco, cuidados com saúde e teimosia!

O assunto da semana em grande parte do país foi o tempo seco que se propagou por várias regiões do país. Dentre as recomendações dos órgãos competentes (Defesa Civil, secretarias de saúde) está a moderação com relação às atividades físicas (inclusive correr) conforme a umidade relativa do ar:

Entre 20 e 30% - Estado de Atenção: Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
Entre 12 e 20% - Estado de Alerta: - Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
Abaixo de 12% - Estado de Emergência: Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas.
O ar seco deixa as vias respiratórias vulneráveis e facilitam a propagação de doenças. Uma corrida aparentemente leve torna-se um fardo e há até uma sensação de fadiga extrema. A demanda por hidratação é elevada e não adianta apenas a garrafa do cinto de hidratação, é necessário muito mais!
Diante desse contexto devemos nos preservar e não treinar nos horários especificados. Mas o que observo é que ainda alguns muitos corredores preferem arriscar-se e ignorar tais fatos (o amor ao esporte confunde-se com teimosia e exageros). A prática esportiva nessa situação é prejudicial à saúde gerando um efeito oposto aos benefícios proporcionados. Por isso avalie com o profissional que te orienta e altere a sua agenda. Não vale “correr” tais riscos, pois a saúde é um bem muito caro! Até!

Luis Cláudio
http://corridacomnundo.blogspot.com

Nenhum comentário: