segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dois de 30 = Um de 60?

O que é melhor: correr 30 minutos por dia ou 1 hora a cada dois dias? Os estudos científicos não apresentam uma conclusão definitiva sobre qual é a formula ideal e se dividir os treinamentos em intervalos mais curtos tem maior efeito na resistência ou perda de peso, já que se os estudos se concentram nos resultados em si e não no número de sessões de treinamento.

A determinação de se correr 30 ou 60 minutos é muito difícil porque para iniciar é necessário especificar o que se entende por “melhor”, ou seja, emagrecer, aumentar resistência ou velocidade. Isso torna a avaliação muito mais subjetiva ou condicionada aos objetivos específicos do corredor. O risco de lesionar-se é muito menor com a fórmula “mais vezes / menos tempo” já que o estresse da coluna e do sistema muscular e esquelético é menor. Também assim se produz o efeito de ativação do metabolismo após o treinamento. Uma vantagem do treino de 30 minutos é que é mais fácil conciliar com sua agenda.

Uma solução alternativa é correr os 60 minutos a cada dois dias com a academia ou esporte alternativo intercalado. Um ponto de atenção importante, ao menos uma vez por semana deve ser de descanso de qualquer tipo de treinamento, basta somente as suas atividades diárias. Sempre é necessário recuperar o organismo do esforço realizado. O mais importante é conversar com seu treinador e ajustar o plano conforme a sua necessidade. Até!

Luis Cláudio

Nenhum comentário: