segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Controle sua pressão arterial

Você sabe sua pressão cardíaca padrão? Quantas vezes você a mediu nos últimos meses? Cuidado pois não ter informações sobre a pressão pode ter conseqüências imprevisíveis ou desagradáveis! A prevenção é uma atitude poderosa no controle desta doença que muitas vezes não se manifesta de forma clara a priori, mas quando ocorre pode ser muito grave. Dentre as maneiras de se prevenir podemos relacionar ter alimentação saudável, evitar bebida alcoólica, controlar o estresse e como não poderia deixar de ser a prática de atividade física!

A caminhada é um excelente exercício para todas as idades e pode ser praticada em muitos lugares e horários. É uma alternativa para vencer o sedentarismo onipresente na vida cotidiana. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda que se realize caminhadas de 30 minutos diárias como forma de prevenir uma série de doenças, tais como ansiedade, depressão, diabetes, doenças cardíacas (Angina e Infarte) e dos Vasos Cerebrais (Derrames), gripe e hipertensão. Atenção: antes de iniciar qualquer atividade física devemos consultar um médico para avaliação e orientações específicas.

A SBC orienta que o ritmo da caminhada seja acelerado, para a melhora da função cardíaca e a conseqüente dilatação dos vasos sanguíneos, que permitem o melhor controle da pressão arterial. Com o tempo e a visível melhoria da saúde a sua qualidade de vida será muito melhor! Até!

Luis Cláudio





Nenhum comentário: