segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Controle as lesões

Um dos principais desafios para um corredor seja avançado ou iniciante é evitar lesões. O mais interessante é que elas são extremamente democráticas e podem ocorrer em qualquer parte (pernas, joelhos, pés…) , ou seja, qualquer um está sujeito as mesmas.

A primeira atitude a tomar é quando sentir qualquer evidência de dor seja de pouca ou alta intensidade, suspenda o treinamento ou corrida imediatamente pois a dor é o resultado final de um processo (exceto se for derivado de uma torção ou queda no momento que esteja correndo). Isso significa que a região afetada já vem de um período de desgaste ou esforço maior que o tolerável mesmo que tenha um ótimo nível de condicionamento e resistência.

Procure um médico especialista e avalie a situação em conjunto. O ideal é ficar uns dias sem treinar para se recuperar! Não use medicamentos sem orientação médica e em hipótese alguma tome remédios para disfarçar a dor pois você estará apenas aumentando a gravidade sem tratar a causa real do problema.

O que pode causar uma lesão? Normalmente não há uma única mas um conjunto de fatores tais como: falta de alongamento, excesso de treinos, pouco intervalo de descanso entre treinos, tênis inadequado a sua pisada ou com vida útil já vencida, falta de treinos de musculação para as pernas e falta.

Uma lesão é algo tratável e que devidamente cuidada não será nada que atrapalhará sua rotina de treinos. Até!

Luis Cláudio

Nenhum comentário: