segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Para variar o percurso!

Nos treinos de corrida um aspecto importante é ter o plano de treinamento em conjunto com variações nos percursos. A tendência é fazer sempre os mesmos pois acredita-se que assim é possível melhorar a performance rapidamente. Isso pode acontecer sim, mas somente para esse e não para os demais que irá correr na sua trajetória.

Subidas e Descidas: Ter no circuito um trecho com subidas e descidas ajudará muito nos resultados no que se refere ao ganho de eficiência na corrida, de batimentos por minuto (BPM), pressão arterial, consumo de oxigênio e minimizar a fadiga muscular. Também por exercitar com maior intensidade a musculatura das pernas, contribui para seu fortalecimento e combatendo-se os riscos de lesões. Quando não é possível treinar na rua tente uma esteira que tenha um controle de inclinação simulando assim uma condição desejada.

Asfalto: Corridas de rua são organizadas na sua maioria no asfalto e se quiser participar delas é necessário habituar-se para evitar lesões. Como estamos em pleno verão, o asfalto aquece muito e a sensação é que calor é mais intenso ainda, necessitando-se mais da hidratação. Na preparação da estratégia de corrida, aumenta-se o senso espacial e a postura corporal fundamentais para terminar bem.

É importante avaliar com o profissional a variação conforme suas metas, para que sempre haja um desafio no treino e não torne-se monótono sem desafios! Até!

Luis Cláudio

Nenhum comentário: