segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Melhorando a resistência

Um dos itens mais importantes sobre o treinamento e por tabela na corrida é o desenvolvimento da resistência para alcançar os resultados desejados. A seguir apresento algumas formas de se melhorar a resistência na corrida.

Aumentar a resistência é possível para qualquer um: Esqueça as costumeiras “limitações” como idade, peso ou estatura, todo mundo pode melhorar a sua resistência. Como conseguir esta proeza? Basta seguir um plano de treinamento consistente e ser metódico para tal, de modo razoavelmente rápido, desde que os objetivos sejam adequados.

O plano de treinamento ideal: Um plano com três sessões semanais, com dias alternados para ocorrer uma assimilação e recuperação adequada do esforço, é suficiente. O ideal é a cada semana ir aumentando a quilometragem das sessões de treinamento de forma progressiva.

Cada sessão deve ter um objetivo específico: Preparar-se todo para o treinamento sem saber o que será feito não é apropriado para progredir… Cada sessão é de um tipo: treino longo suave, um com foco em velocidade, com séries de pista ou ritmo alternado (fartlek). A última sempre deve ser a um ritmo que te faça sentir-se bem. Aproveite também e organize treinos em grupo para correr em um ritmo mais puxado.

Com essas dicas e uma avaliação junto com o profissional que te orienta com o tempo perceberá que sua resistência irá melhorar e isso será refletido nos resultados. Até!

Luis Cláudio

Nenhum comentário: