segunda-feira, 26 de abril de 2010

Importância do alongamento na corrida

A corrida é uma atividade física que exige muito esforço, no qual não pode ser subestimado. Para resultados bem sucedidos e sem lesões (que podem nos afastar por um período) é fundamental o trabalho de alongamento nos treinos e nas corridas. Isso deve ser encarado como parte do processo e não como perda de tempo.

O alongamento deve ser feito antes e depois da corrida. Dedique tempo equivalente a ambos, principalmente na chegada, pois com a euforia do momento o deixamos em segundo plano. Como movimentamos vários músculos ao mesmo tempo (principalmente dos membros inferiores e superiores), o plano de treinamento deve ter instruções detalhadas sobre a seqüência, tempo, intensidade, distância e percurso. Até mesmo durante a corrida alongo um pouco os braços e pescoço (atenção aos colegas!).

As conseqüências de ignorar o alongamento podem ser várias, dentre elas: dores nas pernas, nas costas, cãibras, lesões, estiramentos, etc. Algumas podem ser momentâneas e outras ser mais prolongadas, conforme a gravidade ou insistência em ignorá-las. Por mais que esteja preparado para completar uma prova, você pode ser obrigado a interrompê-la e já vi vários casos nos eventos que participei.

O corpo é igual a um carro: se cuidamos bem e fizermos as “manutenções” necessárias estará sempre pronto a nos atender de imediato. Caso contrário, podemos ter uma “surpresa”... Correr também é planejar. Até!

Luis Cláudio

Nenhum comentário: