segunda-feira, 14 de junho de 2010

Corra do...frio

O frio realmente não é o maior aliado de um corredor, mas justamente neste período é que nosso plano de treinamento passa pela prova de fogo!

Adapte os horários do treino para evitar a difícil decisão de ficar na cama, ao invés de sair, que fura o planejamento. Durante a semana procure ir para a esteira ou lugares bastante arborizados (menor variação térmica durante o dia). Aos finais de semana prefira os horários entre 08 e 10h ou das 16 até 18h, fora destes intervalos a umidade relativa do ar pode ser inadequada a atividade física.

Para treinar, o importante é garantir que o conforto térmico potencialize o desempenho. Traduzindo: se sentir frio tira o seu foco da corrida. Cada pessoa tem uma sensação térmica de acordo com a temperatura e por isso não adianta exagerar na vestimenta, pois o corpo se aquece e o efeito pode o oposto. O meu kit para um dia frio (para mim abaixo de 10º C) é uma camisa de manga comprida específica para corrida, short mais comprido e boné. Há também outras formas se proteção, tais como jaquetas corta-vento, luvas, gorros e protetores de braço/pernas.

Uma característica do inverno é que os dias são mais secos, por isso é muito importante utilizar protetor para os lábios para que não fiquem ressecados. A hidratação é fundamental e a tendência é consumimos líquidos em menor quantidade. Manter o ritmo de treinamento é essencial para sua evolução como corredor. Até!

Luis Cláudio

Nenhum comentário: