segunda-feira, 19 de julho de 2010

Deixa chover, ah, ah! Deixa a chuva molhar!

O tempo virou nesta semana e desde terça-feira chove bastante em várias regiões do país e além do frio, a chuva tem sido intermitente neste período. Apesar disso os treinos e corridas não podem esperar, portanto se sua única alternativa é um percurso em ambiente externo, torna-se necessário adaptar-se a mesma. Atenção: no caso de uma tempestade com raios o melhor é adiar o treino, pois é uma situação de alto risco!

Prefira um percurso conhecido e durante o exercício preste atenção em poças d’água ou buracos encobertos pela água. Um buraco pode causar uma queda ou lesão grave. Caso molhe os pés o que pode ocorrer é um incômodo ou até um atrito entre o pé e o tênis. Isso persistindo por muito tempo leva a formação de bolhas. Se acontecer com você: pare, tire as meias e retire o excesso de água das meias e tênis.

As roupas devem ser ao mesmo tempo: impermeáveis, leves e transpiráveis. Quando a roupa fica molhada é um peso a mais que estamos carregando e compromete o desempenho, Além das camisetas, existem jaquetas que também possuem estas propriedades e vale pesquisar também nas lojas especializadas. Uma opção para as pernas é utilizar uma calça específica para corrida (“legging”) na qual permite manter-se seco. O boné é indispensável para que a cabeça não fique úmida incomodando.

Com todos estes cuidados e recursos, avalie se é viável encarar um treino na chuva com prazer. Até!

Luis Cláudio

Nenhum comentário: