segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Atenção aos pés!

Os pés são a nossa “plataforma” que nos movem para correr e que recebem todo o impacto do nosso peso. O cuidado e manutenção garantem a sua utilização no longo prazo sem dores, lesões e odores.

A escolha do tênis específico para seu tipo de pisada proporciona conforto e previne a formação de lesões (a fascite plantar é uma lesão muito comum nos corredores). O excesso de treinos também é considerado como prejudicial e os intervalos de descanso são necessários para a recuperação adequada da musculatura (cerca de 20 músculos estão presentes). Há também exercícios de musculação direcionados aos pés bem como o alongamento que deve ser feito antes e depois do treino ou corrida. A massagem também ajuda na recuperação após a corrida ou no tratamento de lesões.

A prevenção dos fungos que causam odor é feita com a utilização de talco desodorante para os pés. Lembre-se que a transpiração também ocorre por isso a importância de se escolher meias específicas para corrida. Se o pé fica úmido por muito tempo bolhas podem surgir. As unhas requerem atenção, ou seja, devem estar bem cortadas. Caso contrário o atrito contínuo e prolongado de uma unha com o dedo lateral causa pequenos cortes e conseqüentemente sangramentos e incomodam bastante. Por fim o tênis após utilização necessita de descanso em local arejado de pelo menos 24 horas.

Cuidados simples e regulares são o que os nossos pés pedem! Até!

Luis Cláudio

Nenhum comentário: