segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Quando mudar a distância?

Dentro do processo de treinamento de um corredor pode-se considerar um marco quando o mesmo muda a sua distância de corrida. É um marco pois define uma transição e a evolução como corredor. A sensação é semelhante àquela que temos ao passar de ano ou entrar na universidade. A grande dúvida é sobre qual é o momento de mudar de distância.

Um item importante é se durante o período que está correndo em uma distância fixa verificar se ao concluir um treino se você tem a percepção e condição para continuar sem um esforço muito grande. Neste caso é possível tentar aumentar gradativamente a distância por exemplo 1km a mais a cada semana e medir o desempenho após este teste.

Outra informação útil é como está o comportamento do tempo ou ritmo (pace). Se os mesmos se mantém estáveis por muito tempo na distância é um sinal de que mudanças devem ser consideradas pois a motivação pode começar a ser afetada, dado que não há mais um grande desafio a vencer. Para qualquer mudança avalie sempre com seu treinador ou assessoria esportiva para verificar as suas condições físicas e objetivos de longo prazo de saúde.

Gostaria de aproveitar esta coluna para desejar aos leitores um Feliz Natal e um Ano Novo com muita alegria, paz, saúde e claro muitas corridas para todos. Espero que em 2011 continue a dividir com vocês a paixão pela corrida sempre trazendo assuntos que são de interesses desta tribo! Até!

Luis Cláudio
http://corridacomnundo.blogspot.com 

Nenhum comentário: