segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Apenas 20 minutos - Parte 1

Os feriados são certamente motivo de alegria mas os encontros familiares, as festas, e as atividades no trabalho podem conflitar com a rotina de corrida no mês de Dezembro. Felizmente você não precisa correr por horas para manter a forma durante esse período agitado do ano. Os seguintes treinos de 20 minutos (ou menos) elaborados por Jeff Galloway (Revista Runner´s World) abrangem os fundamentos de força, velocidade e resistência o suficiente para que você possa começar o Ano Novo bem posicionado!

Construir força. Encontre um morro ou colina próxima. Depois de uma caminhada de cinco minutos, corra para cima . No topo, a pé por 30 a 60 segundos, e depois correr de volta para baixo. Caminhe por 1-2 minutos. Repita a seqüência de duas a três vezes. Faça o treino uma vez por semana, somando um adicional de 1-2 repetições.

Construir a velocidade. Ir para uma pista local ou pista de jogging com marcadores de distância. Faça um jogging por cinco minutos. Corra em um ritmo fácil de meia volta (ou um oitavo de milha). Observe quanto tempo levou para executar a meia volta. Anda o resto da volta. Continue a pé por dois minutos. Repita a seqüência de duas a quatro vezes, sempre com o objetivo de concluir a parte de execução do colo 1-2 segundos mais rápido. Faça isso uma vez por semana, somando os segmentos que você se sinta confortável.

Na próxima coluna continuarei com os demais tipos. Até!

Luis Cláudio

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Quando mudar a distância?

Dentro do processo de treinamento de um corredor pode-se considerar um marco quando o mesmo muda a sua distância de corrida. É um marco pois define uma transição e a evolução como corredor. A sensação é semelhante àquela que temos ao passar de ano ou entrar na universidade. A grande dúvida é sobre qual é o momento de mudar de distância.

Um item importante é se durante o período que está correndo em uma distância fixa verificar se ao concluir um treino se você tem a percepção e condição para continuar sem um esforço muito grande. Neste caso é possível tentar aumentar gradativamente a distância por exemplo 1km a mais a cada semana e medir o desempenho após este teste.

Outra informação útil é como está o comportamento do tempo ou ritmo (pace). Se os mesmos se mantém estáveis por muito tempo na distância é um sinal de que mudanças devem ser consideradas pois a motivação pode começar a ser afetada, dado que não há mais um grande desafio a vencer. Para qualquer mudança avalie sempre com seu treinador ou assessoria esportiva para verificar as suas condições físicas e objetivos de longo prazo de saúde.

Gostaria de aproveitar esta coluna para desejar aos leitores um Feliz Natal e um Ano Novo com muita alegria, paz, saúde e claro muitas corridas para todos. Espero que em 2011 continue a dividir com vocês a paixão pela corrida sempre trazendo assuntos que são de interesses desta tribo! Até!

Luis Cláudio
http://corridacomnundo.blogspot.com 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mudanças x Corrida

As mudanças em nossa vida pessoal ou profissional nos levam eventualmente a nos adequar em vários aspectos, inclusive com relação aos treinos e participação em corridas. 

Um primeiro item a verificar é sobre os horários disponíveis para a atividade física. Se antes você gastava pouco tempo e agora passou a levar mais para se deslocar, o seu foco deverá ser nos treinos mais curtos e freqüentes durante a semana (até 30 minutos). Para compensar utilize os finais de semana para um treino mais longo e direcionado para sua distância padrão. No começo a transição é difícil contudo não deixe de treinar pois somente você pode cuidar de sua saúde.

Uma mudança importante na vida de qualquer pessoa é o nascimento de um filho e que junto com a alegria e realização traz alterações no horário do casal. Um dos dois ficará a cargo de cuidar da criança em tempo integral e o outro terá que ser o apoio para as demais atividades. Ambos necessitam definir um plano a fim de a garantir um retorno planejado e retomar o ritmo de corridas. Uma coisa muito legal é ver em um corredor levando um carrinho de bebê, ou seja, esse foi o caminho para conciliar esporte e vida pessoal.
A vida é cheia de mudanças e o muitas vezes não temos escolha que não adequar-se a nova realidade, por isso transforme uma ameaça em oportunidade para trabalhar a seu favor. Consistência é palavra-chave para manter-se bem e em forma. Até!

Luis Cláudio

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tenacidade Mental

Recentemente em um artigo do “The New York Times” um corredor disse: “O meu pensamento era que eu faria o que for preciso para vencer”, acrescentou. “Eu estava totalmente disposto a ter a pior dor. Eu estava totalmente disposto a fazer o que for preciso para vencer a corrida”. 

A tenacidade mental é a capacidade de gerenciar e até mesmo fazer passar a dor 

é um divisor-chave entre os mortais e imortais na corrida. É um dos segredos dos atletas de elite, disse Mary Wittenberg, presidente da New York Road Runners. Eles podem continuar em um nível de esforço que parece impossível de manter. Agora podemos nos perguntar é como eles fazem isso? Você pode treinar-se para correr, pedalar, nadar ou fazer outro esporte na borda dos limites do seu corpo, ou isso é algo que alguns nascem com, parte do que os torna a elite?

Médicos do esporte que se debruçaram sobre a questão de dizer que, pelo menos, a maioria das pessoas pode fazer muito melhor se eles soubessem o que levou a fazer o seu melhor. Para encontrar esta motivação, os atletas devem resistir à sensação de que eles estão muito cansados e têm de diminuir. Em vez disso, eles têm que se concentrar em aumentar a intensidade de seu esforço, de tal forma que entram num estado de transe, bloqueando as distrações. Por isso para se tornar um corredor devemos estar física e mentalmente preparados para obter os resultados desejados. Até!

Luis Cláudio

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Corrida em São Paulo (Dezembro/2010: 11/12/2010): "9ª Corrida pela Cidadania MPR / ARRASTÃO e Corrida Infantil"


Evento organizado pela MPR na cidade de São Paulo.

Distâncias: 6K (Corrida), 3K (Caminhada) e Corrida Infantil.


Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo

---------- Forwarded message ----------
From: Ativo.com <ativo@ativo.com>
Date: 2010/11/29
Subject: Corrida pela Cidadania 6Km - Faça já a sua inscrição!
To: Luis Claudio Garcia Pinto <luiscgpinto@gmail.com>

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Como fui neste ano?

Estamos nos aproximando do final do ano e é o momento de fazer uma pausa para avaliação dos resultados obtidos versus os objetivos definidos no início do ano e que foram a base para a elaboração do plano de treinamento. Seguem algumas questões para reflexão:

Distância: a meta de distância de corridas foi atingida? Quantas corridas foram realizadas de acordo com o plano? Consegui aumentar a distância comprado aos anos anteriores?

Tempo: o tempo médio definido para os percursos foi alcançado? Quais corridas foram concluídas abaixo, acima ou no alvo?

Ritmo: o ritmo nas corridas foi constante ou ocorreram variações de acordo com o percurso, altura, BPM ou temperatura?

Esforço durante a corrida: qual foi a sensação do esforço realizado? Sentiu-se bem durante todo o percurso ou teve momentos nos quais faltou gás?

Número de eventos: participei de todos os eventos  planejados? Se não, relacione os motivos de não ter conseguido.

Motivação: ir para o treino foi algo prazeroso e recompensador, ou é apenas mais um compromisso. Levantar cedo aos domingos para participar das corridas foi tranqüilo ou algumas vezes preferiu ficar na cama dormindo…

Sozinho ou com o profissional que te orienta responda cada uma das questões. Analise os resultados e trace um novo plano para o próximo ano, incorporando o aprendizado obtido neste ano. Lembre-se a corrida requer planejamento e execução para evoluímos! Até!

Luis Claudio

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Corrida Internacional de São Silvestre 2010. Últimas Vagas!

Ainda dá tempo de se inscrever. Últimas Vagas!

Inscrições pelo site: www.saosilvestre.com.br

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo

---------- Forwarded message ----------
From: <informativo-yescom@yescom.com.br>
Date: 2010/11/24
Subject: Corrida Internacional de São Silvestre 2010. Últimas Vagas!
To: LUIS CLAUDIO GARCIA PINTO <luiscgpinto@gmail.com 

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Seleção de corridas no mês de Dezembro/2010

O final do ano está chegando, mas ainda há muitas oportunidades de participar de alguma corrida de rua para fechar o período de treinamento, consolidando sua evolução como corredor! Segue uma seleção de vinte corridas com várias distâncias nos finais de semana do mês de Dezembro em várias cidades do Brasil:

04/12 – “Contours Run - Corrida para mulheres”: São Paulo (6K individual ou revezamento).

05/12 – “Circuito das Estações Adidas”: Brasília (5/10K); Rio de Janeiro (5/10K). “Série Delta”: São Paulo (5/10K). “Volta Internacional da Pampulha”: Belo Horizonte (18K). “3ª Running for Solidarity”: Campinas (3/6K). “Corrida Shalom”: São Paulo (6K). “Corrida de São Nicolau”: Piracicaba (6K).

12/12 - “Circuito das Estações Adidas”: Curitiba (5/10K); Porto Alegre (5/10K); “15 K Sargento Gonzaguinha”: São Paulo (15K). “Corrida Seo Rosa Run for Fun 2010”: Campinas (6K). “17ª Corrida Cidade de Indaiatuba”: Indaiatuba (5/10K). “Corrida Cidade de Guarulhos”: Guarulhos (5/10K).

18/12 – “4ª Kailash Trail Running”: Campinas (6/11K individual ou revezamento). “Corrida de Natal Corpore”: São Paulo (4K).

19/12 – “Circuito das Estações Adidas”: Salvador (5/10K), São Paulo (10K). “Meia Maratona Alphaville Running”: Barueri (21,1K).

31/12 (sexta-feira) – “Corrida Internacional de São Silvestre” - São Paulo (15K).

Escolha uma corrida, inscreva-se (ainda dá tempo) e aproveite para manter a motivação em dia! Até!

Luis Claudio
http://corridacomnundo.blogspot.com

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Circuito Athenas - Etapa III - SP: impressões

No último domingo (14/11) participei da etapa III do Circuito Athenas em São Paulo (http://www.circuitoathenas.com.br). A distância foi a meia maratona (21,1K) em 1:46:40 (ritmo = 5,03 km/min) dentro da minha meta em completar esta prova abaixo de 1:50:00.

No geral a prova foi novamente bastante organizada com sinalização, orientação e estrututa compatível  Na prova havia cerca de três mil pessoas na corrida (divididos em 10K e meia maratona) e tudo ocorreu bem! Foi em um percurso semelhante a etapa II para mim ao longo da marginal Pinheiros em São Paulo entre as pontes Transamérica e rua Quintana (perto da Av. dos Bandeirantes) mas com passagens pelas ponte estaiada (quase 4 km de subidas e descidas que foram o grande desafio da prova!)  A temperatura estava agradável (cerca de 15o C) e consegui correr bem dentro do esperado. É um circuto que vale muito participar e em 2011 espero estar lá!

Luis 
Corrida.Com.Mundo

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Corrida em São Paulo (Dezembro/2010: 05/12/2010): "10ª Corrida Shalom"

Evento organizado pela Corpore  na cidade de São Paulo.

Distâncias: 6K (Corrida), 3,7K (Caminhada) e corrida infantil.

Para informações adicionais acesse http://www.corpore.org.br/

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo
---------- Forwarded message ----------
From: Corpore <newsletter@corpore.org.br>
Date: 2010/11/9
Subject: 10ª Corrida Shalom
To: Luis Claudio Garcia Pinto <luiscgpinto@gmail.com>

--
Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Assista aos vídeos da chegada da Maratona de Nova Iorque 2010: Feminino e Masculino (ING 2010 New York Marathon - Winners)

Masculino: Gebre Gebremariam



Feminino: Edna Kiplagat

Corrida com os pés descalços ou barefoot running

A tecnologia para corrida tem evoluído muito nos últimos anos fortemente com relação aos calçados esportivos. Amortecimento de impacto, materiais mais leves, eficiência na transpiração e modelos específicos para cada tipo de pisada têm sido incorporados aos tênis. Contudo um movimento vem crescendo e ganhando popularidade (principalmente nos EUA): correr com os pés descalços ou barefoot em inglês.

Os defensores dessa tendência argumentam que como os pés, como parte do processo de evolução, são naturalmente preparados para correr e absorver o impacto do terreno, dispensando-se necessidade adicional de amortecimento. Defendem que quanto maior o amortecimento o efeito pode ser o contrário, ou seja, aumentar o risco de lesões, afinal deixa-se de treinar uma habilidade nata.

Nunca corri descalço e vejo que o assunto deve ser analisado com cuidado. Imagino que na rua ou na praia existem muitos riscos que podem levar a ferimentos: graves tais como: pedras, cacos de vidro, etc.. Os pés não são antiderrapantes e em um piso escorregadio não há como prevenir. A questão na qual os tênis protegem demais contra o impacto pode ser resolvida com produtos que tenham um menor nível de amortecimento. Um meio-termo são os calçados que revestem ao mínimo os pés e que pelo menos protegem do terreno. Antes de embarcar nessa tendência vale como sempre avaliar os ganhos, riscos e com seus objetivos. Até!

Luis Claudio
http://corridacommundo.blogspot.com

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Evento em Jaguariúna (Novembro/2010: 28/11/2010: "COPA NORTH de Enduro a Pé"

Evento organizado pela NORTHBRASIL Sports & Outdoor Training na cidade de Jaguariúna.

Distâncias: 5K e 10K (Trekking/Enduro a Pé).

Para informações adicionais acesse http://www.northbrasil.com.br/northbrasil/index.aspx

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo


---------- Forwarded message ----------
From: NORTHBRASIL - Informativo <contato@northbrasil.com.br>
Date: 2010/11/4
Subject: A última aventura do ano! - COPA NORTH de Enduro a Pé
To: luiscgpinto@gmail.com

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Treinar medindo-se a distância com GPS

Durante muito tempo fiz meus treinos sem ter uma medição em tempo real da distância, do ritmo (pace médio) e da atitude (metros). Claro que não impede que os resultados sejam apurados posteriormente, por exemplo, a distância pode ser conhecida se existirem marcações na pista ou utilizando-se recursos do site WebRun (http://webrun.com.br/ondepraticar/criarmapa/desenhar). Até mesmo o Google Maps / Earth podem ajudar no cálculo da distância percorrida. Faz uns cinco meses que passei a utilizar um relógio com GPS e desde então, passei a variar mais os percursos tanto em distância como em subidas e descidas.

Muitos dos produtos disponíveis no mercado permitem que os dados sejam importados para um computador (requer a instalação de programa do fabricante). Cada treino ou corrida tem sempre um resumo e também é possível visualizar a rota em um mapa. A partir daí é possível fazer grande número de análises gráficas das variáveis individualmente (ex: BPM x tempo) ou relacionar-se entre si (por exemplo: ritmo x BPM, velocidade x altura, etc.). Uma série de avaliações é possível com seu treinador e com isso ajustar o plano de treinamento se necessário. Outro benefício é ter durante o treino os dados reais podendo manter ou alterar a estratégia na hora, conseguindo assim maior sucesso nos objetivos. Existem várias opções e marcas no mercado e se puder adquirir é um investimento que compensa! Até!

Luis Claudio
http://corridacommundo.blogspot.com

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Corrida ao pôr-do-sol

Que tal uma corrida ao pôr-do-sol? Chegou o horário de verão e apesar de ser controverso (uns amam e outros nem tanto), para quem pratica esportes abre-se uma janela de oportunidade para treinar ainda com o dia claro, depois de um dia de trabalho.

Escolha um parque, praça ou mesmo se tiver sorte a orla da praia para correr. Prefira locais próximos a sua residência para já começar o treino logo, sem perder muito tempo! Há muitas vantagens: o Sol depois das cinco da tarde já não está tão forte, mas ao mesmo permite ter uma visão clara do percurso escolhido. Também há a questão da segurança, pois mais pessoas ficam estimuladas a prática esportiva (no dia que treinei havia muita gente no parque diferentemente da semana anterior). O ideal é um treino leve ou de média intensidade para não ficar muito “ligado” à noite.

De qualquer forma valem alguns cuidados: use roupas que te deixem visível (boné e camiseta de cores claras e/ou faixas fluorescentes) devido ao fato que final do treino pode já estar escuro, corra na calçada ao invés da rua, se ouvir musica atenção ao volume para se ter a percepção do que acontece ao redor. Lembre-se da hidratação agora que os dias estão mais quentes. Se puder chame alguém para correr até para ter uma motivação maior, principalmente de sua família que tornará a experiência mais completa. Aproveite esta época do ano e invista em sua qualidade de vida! Até!

Luis Claudio
http://corridacommundo.blogspot.com

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Artigo do "The New York Times" - Health "For Running Shoes, It’s Fit First and Price Last"

Um artigo que mostra nem sempre um par de tênis caro é o melhor para o corredor.

O mais importante é como se ajustam ao seus pés de forma que fiquem confortáveis de acordo com a estrutura dos mesmos, além de ser um número maior do que está acostumado a usar. Esses atributos independem do preço do produto.

Escrito por LESLEY ALDERMAN (em inglês).

Boa leitura!

Luis Claudio

Corrida com Mundo

Assista a Maratona de Nova Iorque 2010 na internet ao vivo (Watch the ING New York City Marathon on web - 07/11/2010

Como a transmissão para o Brasil da Maratona de Nova Iorque 2010 (New York City Marathon 2010) não está confirmada ainda pelo canal que tem os direitos de transmissão, uma alternativa é assistir pela internet ao vivo no dia 07/11/2010. 

As instruções estão no site oficial do evento (http://www.ingnycmarathon.org/broadcast_schedule.htm) na opção Web. No site da Universal Sports há necessidade de cadastro de usuário e instalação do Microsoft Silverlight que é bem rápida. Fiz um teste para um evento gravado (Stockholm Marathon 2010) e a qualidade da transmissão estava muito boa.

Leiam as condições gerais. Pode haver cobrança para assistir ao evento ao vivo (US$ 4.99 - equivalente a uns R$ 9,00).

A transmisão terá início às 09:00 e ocorrerá até às 14:00 (ambos em horário local EST). No horário de Brasília (BRST) será das 12:00 até às 17:00.

Luis Claúdio
Corrida.Com.Mundo

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pós-treino (20/10/2010): São Paulo (arredores do Parque do Ibirapuera)

 Correr em um local arborizado alivia o calor!

  
A calçada permite correr sem problemas

 

Temperatura perfeita para um treino:


O dia ainda claro com condições boas de visibilidade

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Eliete Malta - CAMPEÃ Geral Feminino da 1a. Volta da Unicamp (5K)

A atleta Eliete Malta foi campeã da 1a. Volta da Unicamp (5K) realizada no dia 17/10/2010 em Campinas.

Vejam o vídeo da chegada.

Parabéns Eliete por mais uma vitória!

Luis Cláudio
Corrida.Com.Mundo

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Artigo do "The New York Times" - Fitness & Nutrition "How to Push Past the Pain, as the Champions Do"

Recomendo a leitura pois mostra como superar a dor e o esforço físico através do controle mental, que define os mortais e os imortais na corrida. Escrito por GINA KOLATA (em inglês).

Luis Claudio
Corrida.Com.Mundo

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Corrida em São Paulo (Outubro/2010: 24/10/2010): Ecorrida 30K São Paulo

Evento organizado pela Yescom na cidade de São Paulo.

Distância: 30K (Corrida de revezamento - 2 a 6 participantes).

Para informações adicionais acesse: www.ecorrida.com.br ou www.yescom.com.br

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo
---------- Forwarded message ----------
From: <informativo-yescom@yescom.com.br>
Date: 2010/10/16
Subject: Inscrições abertas para Ecorrida 30K São Paulo. A melhor corrida de revezamento em São Paulo!
To: luiscgpinto@gmail.com

Corrida em Belo Horizonte (Dezembro/2010: 05/12/2010): Volta Internacional da Pampulha

Evento organizado pela Yescom na cidade de Belo Horizonte.

Distância: 18K (Corrida).

Para informações adicionais acesse: www.voltadapampulha.com.br

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo
---------- Forwarded message ----------
From: <informativo-yescom@yescom.com.br>
Date: 2010/10/15
Subject: Volta Internacional da Pampulha. A mais tradicional e melhor prova de Minas!
To: luiscgpinto@gmail.com

Hora do lanche: Parte 2

Esta coluna é seqüência à da semana passada sobre as dúvidas sobre alimentação que recebo dos leitores onde abordei as proteínas, grãos, amidos e vegetais.

Frutas: as frutas fornecem os carboidratos construtores de glicogênio e também contém antioxidantes, vitaminas e potássio, que são necessários para um alto desempenho de corrida e um equilíbrio saudável dos líquidos no organismo. As frutas coloridas concentram grande parte dos nutrientes necessários, dentre as quais morango, melão, uva, maçã, laranja e banana. Coma com a casca se possível (exceto a banana) para obter as fibras e nutrientes adicionais. Para mim foi recomendado a ingestão de ao menos três porções diárias de frutas.

Gorduras saudáveis: As gorduras são alimentos controversos pois estão associadas com doenças, principalmente as cardíacas. Porém há gorduras saudáveis para o coração que ocorrem naturalmente nos peixes, nozes e castanhas, além dos óleos para cozinhar (tais como azeite de oliva e óleo de canola) que oferecem nutrientes que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e ajudam a minimizar a inflamação dos músculos. Adicione generosamente o azeite de oliva sobre os vegetais ou espalhe as nozes sobre o cereal matinal, as massas e peixe grelhado. O bom das gorduras saudáveis é que podem ser consumidas nas refeições diárias sem culpa. 

Avalie com seu nutricionista o plano mais adequado e delicioso. Até!

Luis Cláudio
http://corridacomnundo.blogspot.com

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Lista de músicas (set list) da semana: Kings of Leon "Only by the Night"

Este foi o set list que me ajudou no meu último treino (55:00 - 10K) na rua (treino noturno). Pace médio (5:30 min/km).

1. Closer   
2. Crawl
3. Sex On Fire
4. Use Somebody
5. Manhattan
6. Revelry
7. 17
8. Notion
9. I Want You
10. Be Somebody
11. Cold Desert

Luis
Corrida.Com.Mundo

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Assista ao vídeo da incrível chegada da Maratona de Chicago 2010 (10/10/2010)



Vencedores: Sammy Wanjiru (masculino) e Liliya Shobukhova (feminino - bicampeã).

Hora do lanche: Parte 1

Uma pergunta freqüente que recebo dos leitores é sobre alimentação principalmente sobre a proporção de carboidratos, proteínas e gorduras a serem consumidos para a corrida. O que consumo na minha alimentação é o seguinte (para você o ideal é que seja consultado um nutricionista):

Proteínas: fonte de aminoácidos que são compostos que ajudam a reparar os músculos e reforçar a imunização. Prefiro fontes que contenham pouca gordura saturada, tais como peixes (salmão ou atum); soja ou derivados (leite de soja ou tofu); derivados do leite (iogurte ou queijos com baixo teor de lactose); ovos (de preferência às claras); feijão, grão de bico ou lentilhas. Fui orientado a consumir 60 a 90g de proteína por dia.

Grãos e amidos: são alimentos com carboidratos para repor os estoques de glicogênio. As principais fontes são os grãos integrais ricos em fibras (arroz integral, quinua/quinoa, aveia); massas de trigo integral ou pão integral. Os amidos podem ser obtidos dos tubérculos como batata ou batata-doce. Devo consumir até 6 porções/dia (ex: uma tigela com aveia ou uma fatia de pão integral).

Vegetais: Indispensáveis como fonte de vitaminas, antioxidantes e minerais para reparação dos músculos e metabolismo de energia. No meu almoço não podem faltar: cenouras, tomates, folhas verde-escuras (rúcula, agrião, brócolis) dentre outros. Na próxima coluna falarei das frutas e gorduras saudáveis. Até!

Luis Cláudio

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Maratona de Berlim (Berlin) 2010 - Video da Chegada - Masculino (Não oficial)

Corrida em Curitiba (Novembro/2010: 07/11/2010): "Corrida e Caminhada BIG - Curitiba"

Evento organizado pela Corpore/Runners Company na cidade de Curitiba.

Distâncias: 10K (Corrida), 5K (Caminhada) e corrida infantil.

Para informações adicionais acesse http://www.corpore.org.br/

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo

---------- Forwarded message ----------
From: Corpore <newsletter@corpore.org.br>
Date: 2010/10/7
Subject: Corrida e Caminhada BIG - Curitiba
To: Luis Claudio Garcia Pinto <luiscgpinto@gmail.com>

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Assista a Maratona de Chicago ao vivo na TV (10/10/2010)

A Maratona de Chicago que será no dia 10/10/2010 terá sua transmissão ao vivo a partir das 06:00 da manhã no canal Sportv. A largada será às 09:30 (horário de Brasília - BRT) / 07:30 (horário de Chicago - CDT).

Para maiores informações acesse http://sportv.globo.com/programacao/. A programação pode ser alterada sem aviso prévio, por isso consulte o canal para confirmação da transmissão.

O blog Corrida.Com.Mundo reserva-se apenas a divulgar a informação sobre a transmissão do evento não tendo vínculo como o canal e nem com a organização da corrida. 

Sobre o evento acesse http://www.chicagomarathon.com/

Luis Cláudio
Corrida.Com.Mundo

Formação de equipe para Ayrton Senna Racing Day

Estou formando uma equipe de revezamento com quatro pessoas para correr a Ayrton Senna Racing Day. Procuramos dois corredores para fechar a formação.

Se houver interesse mande um e-mail para mim (luiscgpinto@gmail.com).

Abraço.
Luis Claudio

Evento em Campinas (Outubro/2010: 23/10/2010): "Trekking Noturno - VIII Enduro do Halloween - COPA NORTH de Enduro a Pé"

Evento organizado pela NORTHBRASIL Sports & Outdoor Training na cidade de Campinas.

Distâncias: 5K e 10K (Trekking/Enduro a Pé).


Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo


---------- Forwarded message ----------
From: NORTHBRASIL - Informativo <contato@northbrasil.com.br>
Date: 2010/10/5
Subject: Trekking Noturno - VIII Enduro do Halloween - COPA NORTH de Enduro a Pé
To: luiscgpinto@gmail.com

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tipos de treino de corrida

O treino é essencial para qualquer corredor seja iniciante, avançado, amador ou profissional. Faz parte do autoconhecimento necessário para o resultado desejado. Não existe uma modalidade de treino e sim várias:

Treino Leve (“Easy”): treino com baixa intensidade e é indicado para recuperação após uma corrida mais forte. Longo (“Long”): você irá correr a sua meta de distância (5K, 10K, etc.) no tempo planejado para tal. É importante para simular a situação de uma corrida e complementar a preparação. Colina (“Hill”): o percurso contém subidas e descidas. Prefira percursos em ambientes externos para ter a noção adequada da intensidade e ritmo para completá-los. Muita gente abandona uma corrida por falta de preparo em nesse cenário.

Tempo (“Tempo”): baseado no ritmo de corrida para 10K adicione de 5 a 15 segundos por km. Intervalado (“Interval”): reduza de 3 a 10 segundos/km do seu ritmo de corrida para 5K. Fartlek (“Fartlek”): exercício de intensidade e velocidade que trabalhar tanto os sistemas aeróbios e anaeróbios. Neste treino a velocidade varia bastante dentro da corrida (aquecimento, corrida forte constante, recuperação, sprints curtos, subida em velocidade de colina e ritmo rápido ao final).

Uma característica importante é que sejam aplicadas modalidades diversas em um plano de treinamento para que não seja monótono e que permita sua evolução continua conforme os objetivos. Até!

Luis Cláudio

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Hoje é dia de "Vamos Correr" na ESPN Brasil

O programa Vamos Correr da ESPN Brasil é um dos poucos sobre corrida de rua na televisão brasileira. Tem 30 minutos e tem um conteúdo bem legal para nós corredores: personagens, calendário de corridas e treinamento.

O Vamos Correr é exibido às sextas-feiras, às 21:30h, na ESPN Brasil.

Maiores informações no endereço: http://espnbrasil.terra.com.br/vamoscorrer e também para outros horários de exibição.

Luis Cláudio
Corrida.Com.Mundo

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Corrida em São Paulo (Outubro/2010: 12/10/2010): "7ª Corrida Santos Dumont"

Evento organizado pela JJS EVENTOS na cidade de São Paulo.

Distâncias: 5K e 10K (Corrida).


Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo


---------- Forwarded message ----------
From: Ativo.com <ativo@ativo.com>
Date: 2010/9/29
Subject: Prepare-se para a 7ª Corrida Santos Dumont
To: Luis Claudio Garcia Pinto <luiscgpinto@gmail.com>

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Corrida em São Paulo (Novembro/2010: 21/11/2010): "16ª Samsung 10K Corpore São Paulo Classic/ 9º Troféu Zumbi dos Palmares"

Evento organizado pela Corpore na cidade de São Paulo.

Distâncias: 10K e 3K (Corrida).

Para informações adicionais acesse http://www.corpore.org.br/

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo


---------- Forwarded message ----------
Date: 2010/9/28
Subject: 16ª Samsung 10K Corpore São Paulo Classic/ 9º Troféu Zumbi dos Palmares
To: Luis Claudio Garcia Pinto <luiscgpinto@gmail.com>

--
Luis Claudio

sábado, 25 de setembro de 2010

Corrida em São Paulo (Outubro/2010: 17/10/2010):"7ª Corrida Shopping Aricanduva"

Evento organizado pela Corpore na cidade de São Paulo.

Distâncias: 9K (Corrida).

Para informações adicionais acesse http://www.corpore.org.br/

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo

--------- Forwarded message ----------
Date: 2010/9/24
Subject: 7ª Corrida Shopping Aricanduva
To: Luis Claudio Garcia Pinto <luiscgpinto@gmail.com>

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Corrida no Rio de Janeiro (Novembro: 15/11/2010) e em São Paulo (21/11/2010): "Circuito Vênus"

Evento organizado pela Iguana Sports na cidades: Rio de Janeiro (15/11/2010) e São Paulo (21/11/2010).

Distâncias: 5K e 10K (Corrida).

Para informações adicionais acesse http://www.circuitovenus.com.br/

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo


---------- Forwarded message ----------
From: Iguana Sports <envio@iguanasports.com.br>
Date: 2010/9/23
Subject: Circuito Vênus - Confira o kit!
To: LUIS CLAUDIO <luiscgpinto@gmail.com>


Acesse o link se o seu programa de e-mail tem problema para mostrar essa mensagem.
--
Luis Claudio

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Corrida Infantil em São Paulo (Novembro/2010: 15/11/2010): "Circuito Infantil de Corridas Contra o Câncer"


Evento organizado pela Corpore na cidade de Sâo Paulo.

Distâncias: 50 a 400m conforme a idade (Corrida).

Para informações adicionais acesse http://www.corpore.org.br/

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo

---------- Forwarded message ----------
From: Corpore <newsletter@corpore.org.br>
Date: 2010/9/22
Subject: Circuito Infantil de Corridas Contra o Câncer
To: Luis Claudio Garcia Pinto <luiscgpinto@gmail.com>


Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Corrida em Santo Andre (Novembro/2010: 07/11/2010): "4º Encontro COOP de Corrida e Caminhada"

Evento organizado pela Corpore na cidade de Santo André.

Distâncias: 5K e 10K (Corrida).

Para informações adicionais acesse http://www.corpore.org.br/

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo

---------- Forwarded message ----------
Date: 2010/9/21
Subject: Mexa-se. 4º Encontro COOP de Corrida e Caminhada
To: Luis Claudio Garcia Pinto <luiscgpinto@gmail.com>
Luis Claudio

Dia Mundial Sem Carro (22/09/2010)

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. 

Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.

Participe você também deste movimento pela cidadania e defesa dos pedestres e ciclistas.

Luis
Corrida.Com.Mundo

terça-feira, 21 de setembro de 2010

ATENÇÃO: Último dia para inscrições para ‏27ª Corrida da Integração

Ainda dá tempo para participar da 27ª Corrida da Integração que será realizada neste domingo (26/09/2010) em Campinas.

Para informações adicionais acesse http://eptv.globo.com/corridaintegracao/.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mais uma vitória de Eliete Malta

A atleta Eliete Malta foi campeã na categoria Geral Feminino da prova "Correr e Caminhar para Viver Bem - 3ª Etapa: Sumaré" realizada no dia 19/09/2010 na cidade de Sumaré.

A próxima etapa será em Campinas (data a definir). Maiores informações: http://www.correrecaminhar.com.br/index.html

Parabéns Eliete por mais uma vitória!

Luis
Corrida.Com.Mundo

Lista de músicas (Set list) da semana: Radiohead "In Rainbows"

Este foi o set list que me ajudou no meu último treino (40:00 - 7K) na esteira. Pace médio (5:42 min/km).

  1. 15 Step
  2. Bodysnatchers
  3. Nude
  4. Weird Fishes/Arpeggi
  5. All I Need
  6. Faust Arp
  7. Reckoner
  8. House Of Cards
  9. Jigsaw Falling Into Place
10. Videotape

Luis
Corrida.Com.Mundo

Durma mais, corra melhor

Os corredores que querem o seu melhor desempenho tendem a ignorar um aspecto chave do treinamento: o sono. Os atletas dedicam muita atenção aos exercícios e nutrição mas se esquecem do terceiro pilar do processo, ou seja, para um desempenho ao máximo é necessário dormir bem. Já deixei de participar de corridas por insônia e é realmente muito frustrante!

Se você fica se revirando na cama na noite anterior a corrida não afetará o resultado no dia seguinte. Mas se tiver um sono irregular continuamente isso pode adicionar um tempo adicional na prova ou treino. Estudos associam a privação do sono com recuperação muscular insuficiente , redução da resistência aeróbica e percepção exagerada da fadiga. 

A maioria dos adultos têm melhor resultado dormindo oito horas mas para àqueles que treinam intensamente, um tempo adicional pode representar um benefício extra. Para determinar quanto tempo de sono necessita avalie os seus níveis de energia diários, ou seja, o tempo que dorme deve te deixar disposto durante o dia todo. Se necessário procure um profissional especializado.

Atitudes simples podem ajudar muito: vá para a cama no mesmo horário (sete dias por semana); priorize o sono (atenção a Internet ou TV até tarde); o quarto deve ser um ambiente que estimule dormir; evite cafeína e energéticos; não corra muito tarde da noite pois pode causar insônia. Tenha um ótimo sono e ótimas corridas! Até!

sábado, 18 de setembro de 2010

Corrida em São Paulo (Outubro/2010: 17/10/2010): "47ª Volta da USP"

Evento organizado pela Corpore na cidade de São Paulo.

Distâncias: 10K e 5K (Corrida) e 4K (Caminhada).


Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo



---------- Forwarded message ----------
From: Corpore <newsletter@corpore.org.br>
Date: 2010/9/16
Subject: 47ª Volta da USP
To: Luis Claudio Garcia Pinto <luiscgpinto@gmail.com>

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Lista de músicas (Set list) da semana: Lady Antebellum "Need You Now"

Este foi o set list que me ajudou no meu último treino (40:00 - 6,75K).

1.    Need You Now
2.    Our Kind of Love
3.    American Honey
4.    Hello World
5.    Perfect Day
6.    Love This Pain
7.    When You Got a Good Thing
8.    Stars Tonight
9.    If I Knew Then
10.    Something 'Bout a Woman
11.    Ready to Love Again

Luis
Corrida.Com.Mundo

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dicas para sua primeira corrida de 5K

Você se inscreveu para sua primeira corrida de 5K! Aqui está o que executar na semana anterior ao evento para fazer dessa experiência o máximo:

Quanto devo correr nesta semana? Faça duas ou três corridas de 20 a 30 minutos. Tire um ou dois dias de descanso antes do dia da prova.

Devo comer um prato grande de massa na noite anterior? Não, subir a carga de carboidratos pode levar a uma “ descarga” durante a corrida. Coma normalmente o mesmo que está acostumado no seu jantar saudável.

Tipo de aquecimento? Aqueça de 30 a 40 minutos antes do início da corrida da seguinte maneira: caminhar por cinco minutos, jogging também de cinco minutos e suba o ritmo um pouco por mais cinco minutos. Ao final ande para a linha de largada.

Onde me posicionar? Bem atrás da multidão onde a atmosfera é mais relaxada. Inicie por um local onde possa mover-se com uma caminhada de um minuto intercalada com quatro minutos de corrida. Mesmo que os colegas ao seu redor partam rapidamente, controle-se então terá energia para finalizar a prova.

E se chover? O evento acontecerá de qualquer forma. Use um boné e um saco de lixo com buracos cortados para cabeça e braços que poderá ser jogado fora antes do tiro de largada.

E se chegar por último? Você provavelmente não será, mas se acontecer o público apoia e aplaude mesmo assim. Cumprimente-se a si mesmo por ter batido os milhares na sua cidade que ainda estão na cama! Até!

Luis Cláudio

domingo, 12 de setembro de 2010

Corrida em São Paulo (Dezembro/2010: 12/12/2010): "15K Sargento Gonzaguinha 2010" - Seletiva São Silvestre


Evento organizado pela Yescom na cidade de São Paulo:

Distância: 15K (Corrida).


Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Objetivos e metas

A evolução contínua dos resultados na corrida de rua depende do plano de treinamento e da disciplina em cumpri-lo. No plano devem estar definidos os objetivos gerais (distância, tempo, melhoria da saúde, etc.) e as metas semanais que estabelecem os dias, horários, distâncias, tempo, intervalos, BPM a serem cumpridos. As metas são os meios para se chegar aos objetivos.

Uma avaliação realista é recomendada para equilibrar o seu grau de preparo físico e o resultado final. Muitos se frustram por não ter conseguido, mas na maioria das vezes não é por falta de dedicação e sim por ter definido números agressivos demais para um curto intervalo de tempo. Para quem trabalha ou estuda não é possível imaginar um ritmo de treinos de um atleta, por isso quebre em várias fases menores se as metas são ambiciosas. A visão clara dos dias e horários disponíveis é chave e se realmente quiser haverá de arrumar um espaço e assumir o compromisso consigo mesmo.

À medida que treinamos o registro do treino é vital, pois só podemos avaliar resultados com dados quantitativos e qualitativos. Bater as metas (e como as atingiu) é importante para nos motivarmos e irmos adiante com o treino. Reflita com seu treinador os pontos fortes / fracos e corrija os rumos se necessário.

Cumprindo-se aos objetivos iniciais planeje os próximos: aumentar a distância, melhorar o tempo, etc. e comece novamente com novas metas! Até!

Luis Cláudio

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Corrida no Rio de Janeiro (Setembro/2010: 26/09/2010): Circuito Athenas - 3a Etapa

Evento organizado pela Iguana Sports na cidade do Rio de Janeiro.

Distâncias: 21,1K (Meia-maratona - Corrida) e 10K (Corrida).

Para informações adicionais acesse http://www.circuitoathenas.com.br/.

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Tempo seco, cuidados com saúde e teimosia!

O assunto da semana em grande parte do país foi o tempo seco que se propagou por várias regiões do país. Dentre as recomendações dos órgãos competentes (Defesa Civil, secretarias de saúde) está a moderação com relação às atividades físicas (inclusive correr) conforme a umidade relativa do ar:

Entre 20 e 30% - Estado de Atenção: Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
Entre 12 e 20% - Estado de Alerta: - Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
Abaixo de 12% - Estado de Emergência: Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas.
O ar seco deixa as vias respiratórias vulneráveis e facilitam a propagação de doenças. Uma corrida aparentemente leve torna-se um fardo e há até uma sensação de fadiga extrema. A demanda por hidratação é elevada e não adianta apenas a garrafa do cinto de hidratação, é necessário muito mais!
Diante desse contexto devemos nos preservar e não treinar nos horários especificados. Mas o que observo é que ainda alguns muitos corredores preferem arriscar-se e ignorar tais fatos (o amor ao esporte confunde-se com teimosia e exageros). A prática esportiva nessa situação é prejudicial à saúde gerando um efeito oposto aos benefícios proporcionados. Por isso avalie com o profissional que te orienta e altere a sua agenda. Não vale “correr” tais riscos, pois a saúde é um bem muito caro! Até!

Luis Cláudio
http://corridacomnundo.blogspot.com

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Corrida Infantil em São Paulo (Outubro/2010: 24/10/2010): "Track and Field Looney Tunes Sports Day"

Evento organizado pela Latin Sports na cidade de São Paulo.

Distâncias: 50 a 200 metros - conforme por idade (Corrida).


Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo

---------- Forwarded message ----------
From: Ativo.com <ativo@ativo.com>
Date: 2010/8/25
Subject: Corrida Infantil – Track&Field Looney Tunes Sports Day
To: Luis Claudio Garcia Pinto <luiscgpinto@gmail.com>

Evento em São Paulo (Setembro/2010: 05/09/2010): "Passeio Ciclistico da Primavera"

Evento organizado pela Iguana Sports na cidade de São Paulo.

Distâncias: 8 km (Ciclismo).

Para informações adicionais acesse http://www.mobilidadeverde.com.br/

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Bom passeio!
Luis
Corrida.Com.Mundo

---------- Forwarded message ----------
From: Iguana Sports <envio@iguanasports.com.br>
Date: 2010/8/25
Subject: Passeio Ciclistico da Primavera
To: LUIS CLAUDIO PINTO <luiscgpinto@gmail.com>

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Corrida e Atividade Física x Umidade relativa do ar (tempo seco): Orientações sobre do Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo

UMIDADE RELATIVA DO AR

Significa, em termos simplificados, o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade fica mais alta:
Sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, Em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, Quando a temperatura diminui (orvalho).

PROBLEMAS DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE DO AR

- Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
- Sangramento pelo nariz;
- Ressecamento da pele;
- Irritação dos olhos;
- Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
- Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

ESCALA PSICROMÉTRICA

Entre 20 e 30% - Estado de Atenção
Cuidados a serem tomados: 
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas (exemplo: corrida); 
-Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
- Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta

Cuidados a serem tomados:
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas (exemplo: corrida);
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% - Estado de Emergência

Cuidados a serem tomados:
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
- Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas (exemplo: corrida) como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
- Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas;
- Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.

ATENÇÃO: Defesa Civil Municipal decreta estado de alerta, devido ao tempo seco

Publicado em: 25/08/2010 às 13:27

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da Cidade de São Paulo, decretou no início desta tarde estado de alerta, devido aos baixos índices de umidade relativa do ar.

A estação automática do Inmet, localizada no Mirante de Santana, registrou 13% por volta das 13h00.

O tempo segue seco e estável nos próximos dias com predomínio de sol e temperaturas elevadas para a época do ano. As mínimas oscilam em torno dos 12ºC, enquanto que as máximas chegam aos 30ºC. Estas condições agravam os problemas com os baixos índices de umidade e qualidade do ar. Os modelos de previsão não indicam chuvas significativas até o final do mês.

Para saber mais sobre a umidade relativa do ar e os problemas causados pelos baixos índices, acesse em nosso site o link \"Fique Atento\", que contém informações importantes. 




Corrida em São Paulo (Novembro/2010: 14/11/2010): "2ª Corrida Novo Nordisk Mudando o Diabetes 2010"

Evento organizado pela Yescom na cidade de São Paulo.

Distâncias: 5K (Corrida e Caminhada) e 10K (Corrida).

Para informações adicionais acesse http://www.yescom.com.br 

Nota: O blog Corrida.Com.Mundo limita-se apenas a divulgar as informações do evento para seus leitores. O blog não é responsável pela organização do evento. O objetivo é ser mais um canal de divulgação das corridas de rua sem nenhum vínculo de negócio com o organizador.

Boa corrida!

Luis
Corrida.Com.Mundo


---------- Forwarded message ----------
From: <informativo-yescom@yescom.com.br>
Date: 2010/8/23
Subject: Participe da 2ª Corrida Novo Nordisk Mudando o Diabetes 2010 - Inscrições abertas!
To: luiscgpinto@gmail.com

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ATENÇÃO: A Defesa Civil municipal de São Paulo decretou estado de alerta em toda a cidade na início da tarde desta terça-feira devido à baixa umidade relativa do ar.

A Defesa Civil municipal de São Paulo decretou estado de alerta em toda a cidade na início da tarde desta terça-feira devido à baixa umidade relativa do ar. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), o índice estava em torno de 18% às 13h. 

A Defesa Civil recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h, não pratique exercícios das 11h às 15h e aconselha a ingestão de bastante líquidos para evitar desidratação.