segunda-feira, 19 de abril de 2010

Correr é preciso!

Correr é preciso! Iniciar uma atividade física é sempre um desafio pois requer uma mudança na rotina para podermos praticá-la. A corrida com poucas mudanças de hábito permite iniciar a prática rapidamente.

Antes de tudo é necessária uma avaliação física com orientação profissional. Conhecer (e reconhecer!) os nossos limites através de teste ergométrico é fundamental para a prática saudável e contínua, além de melhorar a performance e evitar lesões. Continuidade é a palavra-chave da corrida pois os resultados consistentes são obtidos no longo prazo. Com a avaliação física pode-se definir um plano de treinamento com os dias, horários e tipos (intervalado, longo, tiro, etc.). Os dias são de acordo com a conveniência e disponibilidade que temos. Caso prefira correr pela manhã pense em acordar cedo, treinar e ter tempo suficiente para ir para o trabalho. Para um treino noturno, o que pesa bastante é a segurança do local (prefira estar em grupos) e visibilidade mais baixa (use roupas refletoras).

A alimentação é outro eixo importante pois precisamos de energia para correr, por isso consulte um nutricionista para elaborar uma dieta específica para a corrida. Se seu objetivo é perder peso é necessário equilibrar as calorias e os tipos de alimento (carbohidratos, proteínas, gorduras).

Na próxima semana irei abordar os locais para prática, roupas e equipamentos utilizados. Até mais!


Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: