segunda-feira, 19 de abril de 2010

Equipamentos para trabalho: Parte 2

Além do tênis + camiseta + short, outros "equipamentos" ajudam muito na performance e conforto na corrida. Destaco três: monitor de frequencia cardíaca, boné e dispositivos de hidratação.

O monitor compõe-se de relógio + transmissor (que é colocado no peito) e serve para medir a frequencia cardíaca e tempo. Estas variáveis são importantes pois o plano de treinamento define a frequencia a ser seguida e o tempo que deve estar na mesma, respeitando-se os limites e otimizando a performance. Não correr com com um monitor é como dirigir um veículo sem o painel de velocidade. Funções mais avançadas podem incluir contador de calorias, velocidade, GPS e transferência de dados para um computador.

O boné para corrida pode ter múltiplas funções: durante o dia protege a cabeça e rosto dos raios solares e à noite pode ajudar na reflexão da luz (cores claras). Também pode ajudar na absorção do suor e evaporação, minimizando a entrada nos olhos. Para repor o suor devemos nos hidratar durante o treino (nas corridas há postos de hidratação). Um dispositivo de hidratação pemite levar água ou isotônico para ser ingerido no treino e é acoplado na cintura. Os mais simples contém uma garrafa (200 a 300 ml) e os mais avançados de 2 a 4 com volumes menores. Hidratar-se com moderação é fundamental nos treinos. Um kit corrida permite uma prática mais agradável e aumentando a vontade de correr mais! Até!

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: