segunda-feira, 19 de abril de 2010

Brasileiros: mais sedentários, mais doentes e menos saudáveis (Revista DJV Sports - 28ª Edição‏)

Nesta semana saiu o resultado da pesquisa PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) referente ao ano de 2008 sobre a saúde do brasileiro. Não foram resultados positivos pois estamos cada vez mais sedentários, mais doentes e menos saudáveis.

Alguns dados: cerca de 60 milhões de pessoas têm algum tipo de doença crônica e as três doenças com maior incidência foram: hipertensão (14%), problema na coluna ou nas costas (13,5%) e reumatismo (5,7%). O mais grave é que quase 4% tinham diabetes e na faixa com 35 anos ou mais de idade, este percentual era de 8,1%! O câncer também avança! Uma das causas destes resultados: apenas 28% da população faz algum tipo de atividade física pois a maioria prefere ver TV (40% da população).

Como combater isso? Simples: com atividade física e alimentação saudável, melhorando a qualidade de vida. Não existe solução mágica ou milagrosa para tal questão. Cuidar da saúde é única e exclusivamente nossa responsabilidade! A caminhada e a corrida podem ajudar em muito na prevenção e controle de doenças, sendo muito importante nas cardíacas. No meu caso utilizo a corrida para controle do colesterol, ao invés de usar remédios. Lembre-se que prevenir é muito mais barato com retorno de longo prazo. Qualquer um pode reverter um quadro desfavorável e ter uma vida mais saudável. Procure um profissional e comecemos a ter resultados das futuras PNAD melhores! Até!

Luis Cláudio

luiscgpinto@gmail.com 

Nenhum comentário: