segunda-feira, 19 de abril de 2010

Treinar aonde?

Na coluna anterior falei da importância da avaliação física e da alimentação para a corrida. Hoje o tema é onde praticar. A prática pode ser tanto ao ar livre ou em uma esteira. Ao ar livre pode ser em um parque, praça, ruas ou avenidas ou em trilhas em áreas rurais. Neste tipo de percurso, normalmente o corpo é mais exigido, contudo os resultados também são mais eficientes em termos de gasto calórico e performance. Já a esteira (quando é boa) exige menos do corpo, principalmente dos joelhos, e permite o controle da velocidade, ritmo, simulação de subidas e não depende do clima (por isso não há desculpa para não treinar!).

Para um iniciante, o melhor é a esteira para adaptação e auto-confiança. Quando já estiver com ritmo e preparo físico, pode-se alternar com treinos ao ar livre. Recomendo um parque que tenha um circuito definido, com uma distância conhecida e perto de casa. Se for para a rua, escolha locais com pouco tráfego para evitar os carros, use a calçada e sem MP3 player, pois você pode não ouvir um veículo se aproximando ou uma sinalização sonora. Nas trilhas procure conhecer antes, caminhando no trecho pretendido para identificar locais de risco, se existe infra-estrutura para atendimento (caso seja necessário) e vá sempre em grupos.

O melhor local é aquele que se adapta aos objetivos definidos e ao mesmo tempo acessível para você. Proxima semana: roupas e tênis. Até!

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: