segunda-feira, 19 de abril de 2010

Corridas de revezamento

Já ouvi que a corrida é um esporte estritamente individual e muitas vezes solitário, quando comparado a um esporte coletivo (por ex: futebol, basquete). Mas não é bem assim, pois existem as corridas de revezamento justamente para participar em grupos.

Nos revezamentos há um trabalho em equipe para a conquista do objetivo e para isso é necessário planejamento, estratégia e execução, onde cada um deve fazer a sua parte e o dar o seu melhor (motivação). As equipes podem ser mistas (sexo ou idade) basta o nível técnico ser equilibrado.

As corridas podem ser no “asfalto” ou “fora do asfalto”. No asfalto normalmente uma distância grande (21k, 42k ou até mais) é dividida em partes atribuídas individualmente. “Fora do asfalto” o percurso é composto por trilhas na terra, riachos, areia da praia, subidas, decidas, chuva e muito mato (haja resistência). Para quem gosta de adrenalina e contato com a natureza vale a experiência. Em ambas é fundamental a preparação, que começa nos treinos direcionados (meses de preparação) com orientação técnica e comprometimento da equipe (faça sol, chuva ou frio!). Também são importantes a alimentação e suplementação que são mais rigorosas que na corrida comum.

No revezamento a diversão e o resultado são da equipe e torna a sua conclusão muito emocionante! Nota: Esta coluna teve a contribuição de Eliete Malta (bi-campeã da meia maratona de Campinas). Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: