segunda-feira, 19 de abril de 2010

Caminhada para Corrida

Para uma longa jornada é importante que seja dado o primeiro passo. Então podemos dizer que o primeiro passo para tornar-se um corredor é a pratica da caminhada!


A caminhada é um excelente exercício para todas as idades e pode ser praticada em muitos lugares e horários. É uma alternativa para vencer o sedentarismo onipresente na vida cotidiana. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda caminhadas de 30 minutos diárias como forma de prevenir uma série de doenças, tais como ansiedade , depressão, diabetes, doenças cardíacas (Angina e Infarte) e dos Vasos Cerebrais (Derrames), gripe e hipertensão. Atenção: antes de iniciar qualquer atividade física devemos consultar um médico para avaliação e orientações específicas.

Um fator de motivação à prática é que pode ser feita em grupo. Com isso, além de nos exercitarmos e melhorarmos a saúde, trocamos idéias e batemos bons papos (talvez o esporte mais antigo do mundo!). Para um grupo ter sucesso defina os dias e horários para reunirem-se e caminhar. A SBC orienta que o ritmo da caminhada seja acelerado, para a melhora da função cardíaca e a conseqüente dilatação dos vasos sanguíneos, que permitem o melhor controle da pressão arterial. Por isso nada de moleza!

Com o tempo e a visível melhoria da saúde e condicionamento, muitos caminhantes são “levados” para a corrida, como se o corpo pedisse um algo a mais. Comigo foi assim…Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: