segunda-feira, 19 de abril de 2010

Força emergente nas corridas de rua

O crescimento da corrida no Brasil é impressionante, contudo mais relevante ainda é o aumento da participação das mulheres! Rapidamente elas estão aumentando a presença neste esporte, inclusive já com corridas exclusivamente dedicadas a elas (Circuito Vênus, WRun). Aliás, graças a uma grande amiga minha é que me inscrevi na minha primeira corrida em 2008 (Nike 10k): Obrigado Valéria!

Elas buscam os mesmos objetivos como: melhorar a saúde, qualidade de vida, auto-estima e porque não, o prazer de correr e vencer! Lógico que também querem ficar mais belas e com um condicionamento físico melhor. Os equipamentos de corrida: tênis, shorts, bonés e camiseta devem ser adequados e os seios devem estar bem protegidos (usem tops para uma melhor conforto).

O treinamento deve levar em conta o biótipo pois a constituição corporal e hormonal é diferente do homem. Além disso, a mulher tem uma jornada diária mais intensa (trabalho e cuidar da casa) e muitas vezes falta tempo para treino, exigindo-se flexibilidade mas sempre há um jeito. Nesse caso para manter motivação deve-se estimular a prática em duplas ou grupo, onde cada um ajuda o outro.

As mulheres são mais detalhistas e cuidadosas, por isso buscam uma evolução contínua e de longo prazo, condizentes com a prática saudável. Espero que cada vez mais estejam conosco nas pistas e na vida! Feliz Dia Internacional da Mulher para vocês! Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: