segunda-feira, 19 de abril de 2010

A primeira meia a gente nunca esquece!

Hoje, dia 07/03/2010, realizei um sonho como corredor! Depois de 2 anos corri a minha primeira meia maratona, que foi a Meia Maratona Internacional de São Paulo e o mais importante consegui chegar no final e bem! As informações até o momento são que fiz em 1:57:51 a distância de 21.097m (ritmo médio = 5:36min/km).

A primeira impressão é que é uma prova de resistência e concentração absoluta! Para efeito de comparação é duas vezes mais longa que uma de 10K. A estratégia foi treinar nas semanas anteriores em distâncias de 10 as 13k em um ritmo constante. No dia, alonguei bem, aqueci por 10 min (trote leve) e segui a estratégia a risca reduzindo-se o desgaste e optei largar mais atrás pois sou iniciante nessa categoria. Também desde sexta aumentei a ingestão de carboidratos (massas, arroz), tomei um café da manhã leve e usei gel de carboidratos uma hora antes, na metade da prova e ao final da prova (1g / kg de peso corporal). A hidratação foi equilibrada mantendo-se os sais necessários. Outro fator importante foi o tempo, que estava nublado e a temperatura média de 20º. C, o que são muito favoráveis a corrida.

Quais serão os próximos passos? Por enquanto é o meu limite em termos de distância e agora devo orientar o treinamento para as futuras provas, com a melhoria da performance (tempo) e resistência. Isso será a partir de amanhã pois hoje quero comemorar muito o que consegui! Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: