segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mudança estação = Manter os hábitos

O outono chegou de fato nesta semana… Isso significa temperaturas mais amenas, ar mais seco e dias mais curtos que no verão. Este é o momento de mudar alguns aspectos do seu treinamento sem alterar os seus objetivos definidos com um profissional.

Neste período a disciplina é colocada a prova pois acordar cedo para treinar em um dia frio versus ficar na cama aquecido nos coloca em um dilema muito comum. Treinar conforme o planejado é fundamental para o sucesso do plano e é um compromisso que assumimos consigo mesmos. Uma dica: coloque o relógio para despertar uns 15 min mais cedo que o normal e o relógio bem distante da cama. Assim terá que se levantar para desligá-lo.

Os locais dos treinos devem considerar também a esteira pois tanto pela manhã ou ao final do dia as temperaturas estão mais baixas. Para muitos pode ser um desconforto e muitos acabam desistindo do dia do treino. A esteira, em local fechado, permite uma sensação térmica adequada contudo procure sempre alongar-se bastante e não exagere demais pois pode causar lesões. Se for treinar na rua, utilize roupas que ajudem no controle térmico. O ar seco aumenta as necessidades de hidratação pois boca, nariz e vias aéreas ficam mais vulneráveis. O consumo de líquidos (água ou isotônico) é essencial bem como usar protetor para os lábios.

Já dizia um filme “Algo precisa mudar para que tudo permaneça igual”. Pense nisso! Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: