segunda-feira, 19 de abril de 2010

Variar para... ganhar!

Nos treinos de corrida um aspecto importante é ter o plano de treinamento em conjunto com variações nos percursos. A tendência é fazer sempre os mesmos pois pensamos que assim podemos melhorar a performance . Isso pode acontecer sim, mas somente para esse e não para os demais que irá correr na sua trajetória. Variar é preciso!

Subidas: Ter no circuito um trecho com subidas ajudará muito nos resultados, principalmente o ganho de eficiência na corrida, em termos de batimentos cardíacos, pressão arterial, consumo de oxigênio e fadiga muscular. Também por exigir mais da musculatura das pernas, contribui para seu fortalecimento e reduzindo-se os riscos de lesões.

Se não é possível treinar na rua, procure uma esteira que tenha um controle de inclinação. Também há a motivação, pois vencer um longo trecho em subida em uma corrida “não tem preço”.

Asfalto: Corridas urbanas são feitas na sua maioria no asfalto e se quiser participar delas é necessário acostumar-se para evitar lesões. Em um dia quente, o asfalto esquenta bastante e a sensação é que o dia está mais quente ainda, exigindo-se mais hidratação. Com relação a estratégia de corrida, aumenta-se o senso espacial e a postura corporal fundamentais para terminar bem.

É importante discutir com o profissional a variação conforme seus objetivos, para que sempre haja um desafio no treino e não fique chato. Somos movidos por desafios! Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: