quarta-feira, 21 de abril de 2010

Informações sobre glicose de milho no açaí

Segue e-mail enviado a um dos fabricantes de açaí:

-----------------------------------------------------------------------------------------
URGENTE: Informação sobre utilização de glicose de milho nos produtos Açaí Natural, Banana, Morango‏
From: Luis Claudio (luiscgpinto@gmail.com)
Sent: Saturday, April 03, 2010 12:12:09 PM
To: contato@frooty.com.br

Bom dia!

Na tabela nutricional do produto obtida no site da sua empresa identifiquei que há composição a glicose de milho em todas variedades de açaí (http://www.frooty.com.br/empresa-acai-tigela.html).

Açaí Natural
Ingredientes: Polpa de açaí, água, açúcar, glicose de milho, aroma de guaraná idêntico ao natural, estabilizante-carboximetilcelulose sódica (INS 466), goma guar (INS 412), acido cítrico (INS 330). Não contém glúten.

Segundo uma pesquisa recente, alimentos que contém glicose de milho podem ser tão ruins ao fígado quanto as bebidas alcoólicas. Segundo eles, o problema está no xarope de frutose de milho - mais conhecido no Brasil como glucose-, presente em bebidas açucaradas.

Foram avaliados 427 adultos com esteatose hepática não alcoólica - presença de gordura no fígado. O resultado mostrou que quem consumia produtos com glicose (por exemplo refrigerantes) diariamente tinha mais cicatrizes e fibroses no fígado.

Alimentos com frutose

Segundo a endocrinologista Rosina Erthal Villela, no Brasil os produtos não costumam vir com o nome frutose na composição, mas como glucose. "Essa substância está presente em alguns doces de leite, refrigerante e produtos industrializados em geral. É o pior açúcar. Por ser uma única molécula, faz o pâncreas produzir mais insulina, então, causa acúmulo de gordura abdominal", frisa a médica, que completa: "refrigerante não faz bem nenhum à saúde e deve ser evitado porque é um produto muito processado.

O médico hepatologista Raymundo Parana afirma que é comum encontrar o xarope de frutose em balas e em produtos industrializados, onde a concentração do ingrediente é muito grande. De acordo com ele, a frutose encontrada nas frutas dificilmente irá trazer danos à saúde.

Prevenção

Para evitar problemas com o fígado, o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Raymundo Parana, aconselha a prática de atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o sedentarismo.

Atenciosamente,

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------------

Até o momento não obtive resposta deste fabricante e da De Marchi (enviado através de formulário do site da empresa). Por precaução suspendi o consumo deste produto.

Nenhum comentário: