segunda-feira, 19 de abril de 2010

A distância ideal

Um assunto recorrente quando falo sobre corrida é sobre a “distância ideal” para a prática e competições. Para defini-la é necessário conhecer os tipos mais comuns que são organizados mundo afora para corredores não-profissionais.

Curta distância (5K) – Corrida rápida que para um iniciante é o passo ideal, pois são corridas que com algum preparo são feitas em meia-hora. Por isso atraem muita gente quando são realizadas.

Média distância (10K) – é o tipo de corrida mais comum e a demanda é mais bem distribuída nos vários eventos realizados. Para essa é necessário um grau de preparação médio porque o tempo de corrida varia de 40’a 60’ e os percursos têm maior complexidade com retas, aclives e declives.

Longa distância (meia maratona - 21,1K / maratona - 42K) – são as estrelas do mundo da corrida e participar é como prêmio para corredor. Mas requerem um plano de treinamento seguido com disciplina além do preparo físico e mental estar no máximo. As corridas mais importantes do mundo são maratonas (Nova York, Londres, Berlin e Chicago).

Ultra longa distância (acima de 50K) – são provas de resistência e que exigem quase que uma dedicação total do atleta. O treinamento é intenso e é para poucos. Este tipo de prova está em ascensão e já há muitos eventos do Brasil.

Conclusão: a distância ideal depende de sua condição, dos seus objetivos e da sua motivação em vencer os limites. Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: