segunda-feira, 19 de abril de 2010

São Silvestre: Corrida ou Evento?

Dia 31/12 normalmente é dia da corrida São Silvestre e os holofotes estão voltados para ela! Respeito a tradição da corrida mas discordo dos rumos que a mesma tomou nos últimos anos. Surge uma questão: é corrida ou é um evento?

O horário é inadequado (4h da tarde) pois faz muito calor e umidade relativa do ar é elevada, por ser um dia de verão. Estas condições exigem muito mais do nosso corpo e nos desgastamos mais do que numa corrida no início da manhã ou à noite. Também é necessária uma atenção especial com a alimentação, hidratação constante e reposição dos sais ao longo do percurso, evitando-se colocar a saúde em risco e um trabalho de preparação ao longo do ano. A conclusão é que atende somente aos interesses das redes de televisão.

O número de inscritos impressiona (21 mil) mas muitos comparecem e não concluem pois estão mais interessados em aparecer nas câmeras, levando as suas faixas ou fantasias, concorrendo com quem está lá para correr e concluir. Para um percurso como esse (15k) com subidas e descidas constantes temos que estar com roupas leves e adequadas mas a organização não considera este aspecto. Poderia também haver uma separação melhor entre os grupos por ritmo como feito em outras corridas.

Com mais pessoas correndo e desejando participar, estas questões terão que ser analisadas para que a São Silvestre volte ao seu lugar merecido nas corridas de rua do mundo.

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: