segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sons da corrida

Uma presença constante nas corridas e treinos que faço (e de muitos companheiros de asfalto) é a música. É o meu elemento de concentração e forma que encontrei para ter foco naquele momento. Muito do meu desempenho nas provas está associado diretamente com o que ouvi no dia.

Antes da largada ajuda no aquecimento e a manter-me acordado, após ter levantado às 5 da manhã em um dia chuvoso como o de hoje (aliás corri a Abertura o Circuito Corpore – 10,5K). Na largada tenho que ouvir algo que me motive a ir a diante, de forma rápida e ao mesmo tempo sem atrapalhar quem está ao meu lado (hoje foram “ Life in Technicolor” e “42” as duas do Coldplay).

Na fase intermediária (de 25% a 75% do percurso) já bem aquecido é essencial manter o ritmo desejado com os recursos de reposição normais (água e carboidrato) e com uma batida perfeita (“ Viva la Vida” – Coldplay). Na fase final da corrida, a mais crítica, muitas vezes para ajudar o corpo a cruzar a linha de chegada é necessária uma arma secreta, no meu caso foi “I Gotta Feeling” da banda Black Eyed Peas.

Para mim música já era essencial antes da corrida, agora então nem se fale! Além disso é democrática pois cada um pode escolher o seu estilo para montar a sua lista (set list) no seu tocador de MP3.Mas muita atenção: se for correr na ruas fora de um evento esportivo ouça em volume que permita escutar um veículo, buzina ou mesmo alguém. Até!

Luis Cláudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: