segunda-feira, 19 de abril de 2010

Equipamentos de trabalho

A corrida requer como "equipamentos" básicos: tênis, camiseta e short. Comparada a outros esportes parece pouca coisa mas a escolha acertada faz toda a diferença na hora "C".

O tênis deve ser adequado ao seu tipo de pisada (que pode ser neutra, pronada e supinada) para maximizar a performance e o conforto, além de evitar lesões ou dores musculares. A avaliação do tipo de pisada é feita com profissional especializado. Após a compra não o use imediatamente em uma corrida ou treino, utilize-o por um tempo até que esteja adpatado aos pés. O tênis tem vida útil e também precisa de "descanso" (cerca de 24 horas). As revistas Runner's World e O2 fazem avaliações dos vários modelos e marcas disponíveis.

Já a camiseta e short necessitam garantir o conforto térmico e também como vestuário. Devem facilitar a transpiração e evaporação pois uma camiseta molhada pode ser um incômodo grande e tirar o foco da corrida. Procure roupas do seu tamanho e sempre experimente antes de comprar. Cores escuras como o preto não combinam com corridas durante o dia e sol forte. O short não pode ser apertado pois atrapalhar o movimento, a não ser que seja de tecido mais elástico. Cuidado com muitos bolsos pois na corrida menos peso = mais performance. Vale também a mesma dica do tênis sobre adaptação.

Na próxima coluna continuamos com os opcionais (frequencímetro, boné, dispositivos de hidratação, etc). Até!

Luis Claudio
luiscgpinto@gmail.com

Nenhum comentário: